Corujão da Saúde já ofertou atendimento a mais de 10 mil maceioenses

Programa disponibiliza serviços e atendimentos, das 17h às 21h, em nove Unidades de Saúde

Polyanna Monteiro - Ascom SMS 30/12/2021 às 14:11
Corujão da Saúde já ofertou atendimento a mais de 10 mil maceioenses
Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Oficialmente inaugurado em 3 dezembro, o Corujão da Saúde é iniciativa da Prefeitura de Maceió criada para ampliar a oferta de atendimentos médicos e serviços no município. A iniciativa foi implantada, de forma experimental, no mês de setembro em três Unidades e, hoje, conta com nove Unidades de Saúde, que além de seu horário normal, funcionam também das 17h às 21h. Com a ação, a Saúde de Maceió já atendeu 10.543 pessoas.

Nesses locais, além de contar com consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, os usuários também têm acesso a serviços da Atenção Básica como citologia, pré-natal, testes rápidos para detectar HIV, Aids e Hepatites Virais, verificação de pressão e glicemia, curativos, acompanhamento de pacientes com diabetes, hipertensão, hanseníase e tuberculose e vacinação, inclusive a de Covid-19.

Segundo a secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, com essas unidades funcionando além de seu horário normal, os usuários passaram a ter um acesso mais facilitado aos serviços de saúde. “Com a ampliação de atendimentos médicos e outros serviços, temos também uma melhoria na Atenção Básica de nosso município, o que representa um grande ganho para a saúde de nossa população”, destaca.

Secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

As unidades que passam a atender nesse horário são a UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica), UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes), UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes), UBS José Tenório (Serraria), UBS Durval Cortez (Prado), UBS Pitanguinha, UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra), UBS Antônio de Pádua (Pinheiro) e UBS Aliomar Almeida Lins (Benedito Bentes).

Acesso aos serviços

O acesso aos serviços ofertados se dá por meio da apresentação de documentação pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS. Havendo vagas disponíveis no dia em uma das nove unidades citadas, o usuário é prontamente atendido. Nos casos em que as vagas já estão preenchidas, os profissionais fazem um pré-agendamento para o dia seguinte. É importante lembrar que não há necessidade de se dirigir até as unidades no período diurno para conseguir acesso aos atendimentos. Cada unidade disponibiliza 16 vagas para atendimentos médicos e de enfermagem por dia no horário das 17h às 21h.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.