Corujão da Saúde atendeu 216.133 usuários em 22 postos abertos até às 21h

Iniciativa da Prefeitura de Maceió se consolida por levar assistência em saúde à população em horário noturno

Redação 06/02/2024 às 10:33
Corujão da Saúde atendeu 216.133 usuários em 22 postos abertos até às 21h
Unidade que oferecem o Corujão da Saúde permanecem funcionando das 17h às 21h. Foto: Itawi Albuquerque

A gestão do prefeito JHC tem efetuado diversas ações para facilitar ainda mais o acesso da população aos serviços de saúde. Uma dessas iniciativas é o Corujão da Saúde, programa presente em 22 unidades de saúde de Maceió, e que já registra um total de 216.133 atendimentos.

Com o objetivo de ampliar a oferta de atendimentos médicos e serviços do município, o Corujão facilita o acesso de pessoas que não podem se dirigir aos postos durante o dia para cuidar de sua saúde. Além do horário normal de funcionamento, as unidades contempladas com o programa passaram a ter horário estendido das 17h às 21h, beneficiando usuários com serviços de saúde também no período noturno.

O modelo inovador da Prefeitura de Maceió oferece diversos serviços de saúde para a população. Entre eles estão os atendimentos clínicos, ginecológicos e odontológicos, consultas de enfermagem, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C e gravidez, puericultura, dispensação de medicamentos, aferição de pressão arterial, glicemia e vacinação.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Tereza Barbosa, localizada no Conjunto Eustáquio Gomes, é um dos equipamentos da rede pública que contempla a iniciativa. Para a diretora da unidade, Michelle Gama, o serviço trouxe um grande avanço na saúde pública da capital.

Michelle Gama é gestora da UBS do conjunto Eustáquio Gomes, na Cidade Universitária. Foto: Ascom SMS
Michelle Gama é gestora da UBS do conjunto Eustáquio Gomes, na Cidade Universitária. Foto: Ascom SMS

“É muito bom saber que a saúde de Maceió tem avançado para proporcionar ainda mais o acesso da população aos serviços de saúde. Com o horário estendido, os usuários podem ir às unidades também no horário noturno para realizar um atendimento médico e, antes, não havia essa possibilidade. Trazer essas e outras inovações para a saúde é um ganho enorme para toda a população que precisa do SUS”, afirmou.

Dona Maria Luciane de Amorim, de 60 anos, é usuária da UBS Tereza Barbosa e está sendo beneficiada com o Corujão da Saúde. Satisfeita com o serviço, ela conta que a iniciativa oportunizou mais acesso aos serviços de saúde.

Luciane disse que horário estendido possibilitou sua ida à unidade de saúde. Foto: Ascom SMS
Luciane disse que horário estendido possibilitou sua ida à unidade de saúde. Foto: Ascom SMS

“O Corujão da Saúde agregou de maneira muito positiva, é uma opção a mais pra gente que precisa de um atendimento médico, mas não consegue vir pelo dia. O atendimento é sempre muito bom, os médicos são atenciosos. Nesses 42 anos que moro aqui no Eustáquio, eu nunca vi essa acessibilidade tão grande nos serviços de saúde como temos agora”, enfatizou.

Corujão da Saúde

A iniciativa da Prefeitura de Maceió, implantada em 2021, tem por objetivo ampliar os atendimentos nas unidades de saúde para atender o público trabalhador que não possui condições de comparecer no horário comercial. Com demanda espontânea para facilitar o acesso, usuários cadastrados e comunidade no geral podem receber atendimento, bastando ir ao local munido de documento pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS. São disponibilizadas 20 vagas por dia, sendo quatro para emergência, para consultas médicas e de enfermagem em cada uma das 22 unidades.

Unidades com Corujão da Saúde

UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica);

UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes);

UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes);

UBS José Tenório (Serraria);

UBS Durval Cortez (Prado);

UBS Pitanguinha;

UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra);

UBS Antônio de Pádua (Petrópolis);

UBS José Guedes de Farias (Santa Amélia);

UBS Djalma Loureiro (Clima Bom);

UBS Aliomar Almeida Lins (Benedito Bentes);

USF Jorge David Nasser (Ipioca);

USF Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce);

UBS Jardim São Francisco (Levada);

UBS Felício Napoleão (Jacintinho);

US Jorge Duarte Quintella Cavalcanti (Graciliano Ramos);

URS Walter de Moura Lima (Santa Amélia);

UDA Divaldo Suruagy (Barro Duro);

USF João Sampaio (Tabuleiro do Martins);

UBS José de Araújo Silva (Jacintinho);

UBS Hélvio Auto (Trapiche da Barra);

UBS Roland Simon (Vergel).

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.