Coordenação do SAD promove capacitação para equipes de instituições hospitalares

Redação 20/09/2021 às 12:07
Coordenação do SAD promove capacitação para equipes de instituições hospitalares

Iniciativa visa assegurar assistência especializada após alta de pacientes que precisem de cuidados

Dando sequência à divulgação da assistência especializada que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza para os pacientes que necessitam de cuidados específicos após a alta hospitalar, a coordenação geral do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), promoveu, na última sexta-feira (17), uma capacitação direcionada às equipes multiprofissionais do Hospital Veredas.

Capacitação ampliou conhecimento da equipe sobre o serviço. Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar e agilizar o processo de desospitalização dos pacientes da instituição, a coordenadora do serviço, Dra. Dulce Denyse Mendonça e a assistente social Sabel Amorim, coordenadora administrativa da equipe SAD Hospitalar – que atua na triagem de pacientes no Hospital Geral do Estado (HGE) – fizeram uma apresentação sobre o serviço e acerca dos critérios de elegibilidade e tipo de agravo para inserção no serviço do SAD.

“Já estivemos reunidas com as equipes dirigentes dos hospitais Médico Cirúrgico (antiga Paulo Neto), Metropolitano e Santa Casa. E agora com o Veredas, já avançamos com a capacitação do seu corpo técnico, visando garantir o acesso dos usuários ao serviço, para que se recuperem adequadamente e o mais rápido possível”, afirmou Dra. Dulce.

A capacitação, que foi realizada com o apoio da coordenação de Serviço Social do hospital, gerou uma expectativa bastante positiva na equipe, que vai aproveitar todo o conteúdo para orientar os pacientes e seus familiares.

“Consideramos que a capacitação foi de grande utilidade para nossa equipe, pois pudemos conhecer melhor o SAD e saber mais sobre o trabalho multiprofissional das várias especialidades que integram o serviço, o que vai possibilitar uma assistência adequada aos nossos pacientes mesmo após voltarem para casa”, ressaltou a coordenadora do Serviço Social do Veredas, Maria Vanda Figueira.

Agora, a partir da capacitação, a equipe da unidade hospitalar ficará responsável por fazer a indicação de pacientes elegíveis para os serviços do SAD, quando for sinalizado o momento da alta desses pacientes. Com isso, a equipe do SAD no HGE irá até o local, para proceder com a triagem e encaminhamentos que se fizerem necessários.

Equipe multidisciplinar do SAD em visita a paciente cadastrada. Foto: Arquivo Ascom SMS

O serviço

Disponível de domingo a domingo, o Serviço de Atenção Domiciliar tem caráter transitório, mas é disponibilizado até o paciente evoluir e apresentar um quadro de saúde estável. No total, nove equipes do SAD atendem a todas as regiões da cidade. Seis delas são Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMADs) – compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem e fisioterapeutas – que fazem o primeiro atendimento após a desospitalização.

O SAD conta também com a atuação das Equipes Multidisciplinares de Apoio (EMAPs). Estas são formadas por assistentes sociais, psicólogos, odontologistas, nutricionistas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, que, junto à equipe base, trabalham na recuperação de pacientes que apresentam necessidades como dificuldades severas de locomoção, feridas complexas ou abcessos, que fazem uso de aparelhos para respirar ou de medicação subcutânea e/ou endovenosa.

População precisa atender critérios

Na SMS, o Serviço de Atenção Domiciliar também é disponibilizado para a população de forma geral, desde que os pacientes atendam aos critérios para receber a assistência em domicílio.

Para que a equipe visite o paciente, é necessário apenas solicitar o serviço: pessoalmente, na sede da Secretaria (Rua Dias Cabral, 569, no Centro) ou pelos telefones 3312-5464 ou 99915-6031.

Cássia Oliveira – Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.