Convívio Social participa de ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti

O programa “Maceió Unida Contra a Dengue” teve início nessa segunda-feira (02) e prossegue até o dia 06 de maio

Izabel Lopes (estagiária) / Ascom Semscs 03/05/2022 às 09:27
Convívio Social participa de ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti
Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs

A Prefeitura de Maceió deu início a mais uma etapa do programa “Maceió Unida Contra a Dengue” para combater à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, vetor da doença. Equipes da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) estão dando apoio as ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que tiveram início nessa segunda-feira (02), nos bairros do Trapiche e do Prado.

Ação contou com a presença de servidores da Semscs e da SMS. Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs
Ação contou com a presença de servidores da Semscs e da SMS. Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs

O papel das equipes de fiscalização da Semscs no combate ao mosquito transmissor da dengue foi identificar estabelecimentos comerciais que utilizem o espaço público para armazenar objetos que possam servir de criadouro do inseto. No primeiro dia da ação os agentes da Semscs notificaram sete borracharias que estavam utilizando calçadas para guardar os pneus dos estabelecimentos.

“As notificações têm o papel importante de orientar e conscientizar a população sobre as irregularidades e nessa ação em específico sobre o risco que a proliferação do mosquito pode causar. Por meio dos fiscais de posturas realizamos um trabalho de orientação à população”, ressalta o coordenador de Fiscalização de Posturas, Pablo Santos.

Borracharias foram notificadas por estarem utilizando a calçada de forma irregular. Foto: Izabel Lopes / Ascom Semscs
Borracharias foram notificadas por estarem utilizando a calçada de forma irregular. Foto: Izabel Lopes / Ascom Semscs

Junto aos servidores da Semscs, agente de combate às endemias da SMS estiveram presentes para fazer o trabalho de orientação, identificação e eliminação dos focos do Aedes Aegypti. Claudionilson Cavalcante, um dos agentes da SMS que estava na ação, falou sobre o trabalho de combate à dengue.

“Nós temos quatro atribuições: descobrir, destruir, evitar e orientar. Quando realizamos a visita técnica é justamente para detectar o foco e eliminar. Além disso, passamos as informações para o pessoal e também realizamos o trabalho de tratamento e conscientização da população. É um trabalho em conjunto, precisamos da colaboração dos moradores”, falou.

O programa “Maceió Unida Contra a Dengue” prossegue até a próxima sexta-feira (06), e também conta a participação das secretarias municipais Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), de Educação (Semed), de Comunicação (Secom), de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), de Gestão (Semge), da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), e da Defesa Civil de Maceió.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.