Consultório na Rua leva cultura e proporciona bem-estar para mulheres em vulnerabilidade social

Grupo afromusical Batuque D’elas promove socialização, lazer e saúde a moradoras de comunidade na orla lagunar

Marília Ferreira/Ascom SMS 12/03/2022 às 14:00
Consultório na Rua leva cultura e proporciona bem-estar para mulheres em vulnerabilidade social
Grupo é formado por meninas e mulheres da Comunidade Muvuca, situada no Trapiche da Barra. Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS

“Desde criança eu sempre gostei de cantar. O Batuque D’elas chegou em minha vida quando eu estava em depressão. Comecei a participar do grupo e ganhei uma nova vida. Os profissionais me ajudaram a vencer a doença por meio da arte. Por isso, eu só tenho que agradecer porque eles sempre me apoiaram. O Batuque, pra mim, foi e está sendo uma oportunidade de vida”. O relato entusiasmado é da estudante e integrante do Batuque D’elas, Rilary Eshili, de 15 anos.

Criado em dezembro de 2021 por profissionais do Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Batuque D’elas é composto por meninas e mulheres moradoras da Comunidade Muvuca, localizada no Trapiche da Barra, e que vivem em situação de vulnerabilidade social. Mais do que um grupo musical, o Batuque D’elas é um espaço que proporciona socialização, lazer, saúde e bem-estar à vida de quem integra o conjunto.

O agente de Ação Social do Consultório na Rua e coordenador do Batuque D’elas, Dalmo Almeida, explica o que motivou a criação do grupo afromusical na comunidade. “Junto à coordenação do Consultório na Rua tivemos a ideia de fazer o batuque com mulheres que moram na Comunidade Muvuca. Os moradores dessa região levam uma vida difícil, trabalham duro todos os dias, por isso é importante que eles cuidem da saúde também. Então, nós procuramos um meio que promovesse a saúde mental das mulheres dessa localidade através da música”, comenta.

Dalmo Almeida, agente de Ação Social do Consultório na Rua e coordenador do Batuque D'elas. Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS
Dalmo Almeida, agente de Ação Social do Consultório na Rua e coordenador do Batuque D'elas. Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS

As integrantes do grupo atestam os benefícios da atividade para a integração entre as mulheres. “Eu sempre quis batucar. Depois que tive a oportunidade de poder integrar o grupo foi maravilhoso. Estar próximo das meninas e poder realizar apresentações em vários lugares me deixa muito feliz, sem contar que ainda tenho acesso a consulta e exames por meio do Consultório na Rua”, diz a estudante e integrante do Batuque D’elas, Maria Vitória, de 17 anos.

Maria Vitória tem 17 anos e se sente feliz em participar do grupo afromusical. Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS
Maria Vitória tem 17 anos e se sente feliz em participar do grupo afromusical. Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS

Segundo Cláudia Juliana, residente em Saúde da Família e colaboradora na construção do Butuque D'elas, a socialização, a cultura e o lazer são fatores que refletem na saúde e bem-estar das mulheres que integram o grupo afro.

“O Batuque D’elas é um espaço onde as mulheres podem contar com o nosso apoio, realizamos rodas de conversas com elas sobre diversos temas relacionados à saúde e elas tiram dúvidas. No entanto, promover saúde vai mais além do que exames, doenças ou procedimentos médicos. O Consultório na Rua aborda a saúde num conceito mais amplo, com a promoção da socialização, cultura e lazer, fatores que refletem no bem-estar dessas mulheres”, explica.

Cláudia Juliana, residente em Saúde da Família e colaboradora na construção do Batuque D’elas. Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS
Cláudia Juliana, residente em Saúde da Família e colaboradora na construção do Batuque D’elas. Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS

“Aqui é um espaço para entendermos o cotidiano, a realidade delas e suas demandas. Levar a saúde para as mulheres que vivem nesse lugar, em situação de vulnerabilidade, é muito importante porque elas se sentem valorizadas e acolhidas”, complementa Cláudia.

As reuniões do Batuque D’elas acontecem semanalmente, todas às quartas e sextas-feiras, às 15h, na Comunidade Muvuca, localizada no bairro do Trapiche da Barra. O grupo afromusical está aberto à participação de mulheres, crianças e adolescentes que desejem participar da banda e que residam na região.

Desde que foi criado, o Batuque D'Elas realiza apresentações promovendo a autoestima das mulheres na comunidade. Para ajudar ou contratar o Batuque D'elas, a população pode entrar em contato por meio do telefone (82) 98705-7504.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.