Consultório na Rua leva crianças e adolescentes ao circo

Redação 26/08/2021 às 10:06
Consultório na Rua leva crianças e adolescentes ao circo

Parceria com o Circo Maximus promove lazer para grupo de pessoas em situação de rua assistidas pelo projeto

Crianças e adolescentes atendidas pelo projeto Consultório na Rua participaram, na última quarta-feira (25), de atividade de lazer e integração em parceria com o Circo Maximus. A atividade mobilizou 17 crianças e adolescentes, que foram ao circo sob supervisão dos profissionais do projeto, mediante autorização assinada pelos responsáveis. Três deles foram acompanhados pela mãe.

Crianças e adolescentes atendidas pelo Consultório na Rua assistem a espetáculo no Circo Maximus. Foto: Ascom SMS

Para a coordenadora do projeto, Jorgina Sales, iniciativas como esta levam alento e fortalecem a percepção do cuidado para este público. “Este grupo é, por vezes, privado de acesso às situações mais básicas que qualquer ser humano tem direito. A oportunidade de assistir ao espetáculo é um grande alento e um forte aliado no cuidado desses jovens”, ressalta.

“O Consultório na Rua atua a partir de um olhar ampliado à saúde e, neste sentido, a promoção de espaços de lazer e a cultura se configuram como ações de promoção da saúde”, reforça Dalmo Almeida, agente de Ação Social do projeto, que articulou a atividade de lazer.

Durante o espetáculo, foram distribuídos lanches obtidos por meio de parcerias e doações (bolos, refrigerante, suco, pipoca e doces).

Crianças e adolescentes atendidas pelo Consultório na Rua assistem a espetáculo no Circo Maximus. Foto: Ascom SMS

Reconhecimento nacional

O Consultório na Rua atua com equipe multidisciplinar composta por técnicos de enfermagem, psicólogos, terapeutas ocupacionais, agentes sociais, técnicos em saúde bucal, músicos e artistas que levam, além de atendimentos de saúde, conforto para pessoas em situação de rua.

Focada na promoção do cuidado, cidadania, direitos humanos e sociais para as pessoas em situação de rua a iniciativa recebeu, em julho, certificado de reconhecimento de experiência de excelência da iniciativa “Atenção Primária à Saúde (APS) Forte no SUS no combate à Covid-19”. Organizada em parceira com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps), a titulação fez o reconhecimento público de 19 experiências avaliadas como de excelência entre as 1.471 participantes.

Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.