Confira os novos locais beneficiados com o Saúde da Gente nesta segunda-feira (16)

Serviços de saúde serão levados ao Cleto Marques Luz, Vergel do Lago, Chã da Jaqueira, Jacintinho e outras comunidades de Maceió

Marília Ferreira/Ascom SMS 12/01/2023 às 11:11
Confira os novos locais beneficiados com o Saúde da Gente nesta segunda-feira (16)
Atendimentos à população seguem até 22 de janeiro. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

O Saúde da Gente, maior programa de saúde itinerante do Brasil, chega em novos locais nesta segunda-feira (16). Com cinco frentes de atuação, o Saúde da Gente garante assistência em saúde para bairros e comunidades em situação de vulnerabilidade social em Maceió. Os serviços ficarão disponíveis nos locais até o dia 22 de janeiro.

A frente de Saúde da Mulher funcionará no Conjunto Cleto Marques Luz (R. Cláudio Cardoso de Almeida, 22 – Tabuleiro do Martins | Ao lado do IML), oferecendo ao público feminino do bairro consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, entre outros.

Já a Saúde Infantil contempla as crianças do Parque Linear Orla Lagunar (R. Dr. Luís de Barros, 250 - Vergel do Lago), disponibilizando vacinação, atendimento pediátrico, enfermagem, oftalmologia, atendimento psicológico, coleta de exames, puericultura e encaminhamento às unidades de saúde para a realização do teste do pezinho e da orelhinha.

A assistência aos animais continua sendo prestada pela frente de Saúde Animal, que disponibiliza vacinação antirrábica, atendimentos clínicos e vermifugação, de domingo a domingo, das 8h às 20h. Desta vez, os serviços serão levados à Chã da Jaqueira (R. Jonacy, 13), Jacintinho (R. Maria Cecília da Rocha, 149 - imediações da Escola Municipal Profª Marilúcia Macedo) e ao Vergel do Lago (Av. Senador Rui Palmeira, 115).

Saúde nas Grotas

A população que reside nas comunidades da capital também está sendo beneficiada com o programa. A frente de Saúde nas Grotas chega às localidades conhecidas como: Sombra dos Eucaliptos (Tabuleiro do Martins),  Santos Dumont (Santos Dumont), Sonho Verde (Chã da Jaqueira), Diégues Júnior (Feitosa), Ponta Grossa (Ponta Grossa), Novo Jardim (Feitosa), Sítio Recreio (Vergel do Lago) e Travessa Bonsucesso (Vergel do Lago). 

Uma equipe de profissionais do Saúde nas Grotas também está prestando atendimentos durante o Verão Massayó, com diversos serviços de saúde na estrutura do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, na Ponta Verde.

Os abrigos de Maceió também estão contando com atendimentos de saúde, por meio de profissionais do Saúde nas Grotas que estão realizando a assistência aos abrigados. 

Saúde Mental

Os serviços da frente de Saúde Mental continuam acontecendo de forma descentralizada nas clínicas itinerantes (Saúde da Mulher e Saúde Infantil), de forma domiciliar ou mesmo encaminhados para as Unidades de Saúde, quando necessário.

Como acessar os serviços?

Para ter acesso aos serviços de saúde o cidadão deve apresentar um documento com o número do CPF e o cartão do SUS.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.