Confira os locais beneficiados com o Saúde da Gente a partir desta segunda-feira (6)

Programa de saúde itinerante leva assistência para bairros e comunidades em situação de vulnerabilidade social

Marília Ferreira/Ascom SMS 03/03/2023 às 12:13
Confira os locais beneficiados com o Saúde da Gente a partir desta segunda-feira (6)
Atendimentos estarão disponíveis nos novos locais até o próximo domingo, dia 12.Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

O Saúde da Gente, maior programa de saúde itinerante do Brasil, chega a novos locais da capital a partir desta segunda-feira (6).  Com cinco frentes de atuação, o Saúde da Gente leva assistência em saúde aos mais diversos bairros e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Os serviços ficarão disponíveis nas novas localidades até o próximo domingo, dia 12 de março.

Saúde da Mulher

A frente de Saúde da Mulher funcionará no Vale do Reginaldo (R. Diégues Júnior - Poço) oferecendo ao público feminino do bairro consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, entre outros.

Saúde Infantil

Já a Saúde Infantil contempla as crianças da Vila Brejal (Av. Senador Rui Palmeira - Levada) disponibilizando vacinação, atendimento pediátrico, enfermagem, oftalmologia, atendimento psicológico, coleta de exames, puericultura e encaminhamento às unidades de saúde para a realização do teste do pezinho e da orelhinha.

Saúde Animal

A assistência aos animais continua sendo prestada pela frente de Saúde Animal, que disponibiliza vacinação antirrábica, atendimentos clínicos e vermifugação, de domingo a domingo, das 8h às 20h. Desta vez, os serviços estarão concentrados apenas no Vale do Reginaldo (R. Diégues Júnior - Poço), ao lado da tenda de Saúde da Mulher.

Saúde nas Grotas

A população que reside nas comunidades da capital também está sendo beneficiada com o programa. A frente de Saúde nas Grotas chega às localidades conhecidas como: Grota da Cerâmica (Santa Amélia), Ipioca, Santos Dumont, Vale do Reginaldo (Poço), Vale da Pitanguinha (Pitanguinha), Grota do Estrondo (Feitosa).

Uma equipe de profissionais do Saúde nas Grotas também está prestando diversos serviços de saúde na estrutura do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, na Ponta Verde.

Os abrigos de Maceió também estão contando com atendimentos de saúde por meio de profissionais do Saúde nas Grotas, que estão realizando a assistência aos abrigados. 

Saúde Mental

Os serviços da frente de Saúde Mental continuam acontecendo de forma descentralizada nas clínicas itinerantes (Saúde da Mulher e Saúde Infantil).

Como acessar os serviços?

Para ter acesso aos serviços de saúde o cidadão deve apresentar um documento com o número do CPF e o cartão do SUS.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.