Confira os locais beneficiados com o Saúde da Gente a partir desta segunda-feira (13)

Serviços de saúde serão levados à Santa Amélia, Feitosa, Tabuleiro do Martins, Chã da Jaqueira, Graciliano Ramos e outras comunidades de Maceió

Marília Ferreira/Ascom SMS 10/02/2023 às 11:38
Confira os locais beneficiados com o Saúde da Gente a partir desta segunda-feira (13)
Atendimentos ficarão disponíveis nos novos locais até o dia 19 de fevereiro. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

O maior programa de saúde itinerante do Brasil chega em novos locais nesta segunda-feira (13). Com cinco frentes de atuação, o Saúde da Gente é uma iniciativa de sucesso da Prefeitura de Maceió que leva atendimentos em toda a capital, garantindo assistência em saúde aos bairros e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Os serviços ficarão disponíveis nos novos locais até o dia 19 de fevereiro.

A frente de Saúde da Mulher funcionará no Conjunto Medeiros Neto, no bairro Santa Amélia (próximo à Unidade Básica de Saúde José Guedes de Farias), oferecendo ao público feminino do bairro consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, entre outros.

Já a Saúde Infantil contempla as crianças do do Feitosa (Rua Acre - Feitosa), disponibilizando vacinação, atendimento pediátrico, enfermagem, oftalmologia, atendimento psicológico, coleta de exames, puericultura e encaminhamento às unidades de saúde para a realização do teste do pezinho e da orelhinha.

A assistência aos animais continua sendo prestada pela frente de Saúde Animal, que disponibiliza vacinação antirrábica, atendimentos clínicos e vermifugação, de domingo a domingo, das 8h às 20h. Desta vez, os serviços serão levados ao Tabuleiro do Martins (Rua Aquidauana, próximo ao Aeroclube de Alagoas), Chã da Jaqueira (Rua Alameda C Um) e Graciliano Ramos (Praça Central do Graciliano).

Saúde nas Grotas

A população que reside nas comunidades da capital também está sendo beneficiada com o programa. A frente de Saúde nas Grotas chega às localidades conhecidas como: Grota do Bolão (Farol), Sombras dos Eucaliptos (Tabuleiro do Martins), Chã da Jaqueira, Fernão Velho, Grota do Acre, Vila Saem (Bebedouro) e Canaã. 

Uma equipe de profissionais do Saúde nas Grotas também está prestando atendimentos durante o Verão Massayó, com diversos serviços de saúde na estrutura do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, na Ponta Verde.

Os abrigos de Maceió também estão contando com atendimentos de saúde, por meio de profissionais do Saúde nas Grotas que estão realizando a assistência aos abrigados. 

Saúde Mental

Os serviços da frente de Saúde Mental continuam acontecendo de forma descentralizada nas clínicas itinerantes (Saúde da Mulher e Saúde Infantil), de forma domiciliar ou mesmo encaminhados para as Unidades de Saúde, quando necessário.

Como acessar os serviços?

Para ter acesso aos serviços de saúde o cidadão deve apresentar um documento com o número do CPF e o cartão do SUS.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.