Confira benefícios de alimentação saudável e nutritiva

Nutricionista da Saúde Municipal orienta sobre os nutrientes de que o organismo necessita, com dicas para uma alimentação balanceada

Amanda Ferreira (estagiária) / Ascom SMS 27/02/2022 às 11:00
Confira benefícios de alimentação saudável e nutritiva
Foto: Reprodução

Não é novidade para ninguém que uma nutrição equilibrada proporciona para os indivíduos mais saúde e bem-estar. Além disso, comer bem é fundamental para manter as funções necessárias do organismo. Uma alimentação balanceada garante os nutrientes necessários, considerando os seus hábitos pessoais, sua regionalidade e condições sócio culturais.

Os benefícios da alimentação balanceada e capaz de fornecer os nutrientes necessários para garantir o bom funcionamento do organismo é de extrema importância. De acordo com a nutricionista Renata de Magalhães Moura, da Unidade de Saúde Oswaldo Brandão Vilela, o controle das taxas metabólicas é uma das características que a alimentação saudável garante para o organismo.

“Os benefícios da alimentação saudável consistem em proporcionar saúde através da alimentação equilibrada, com o controle de taxas metabólicas, melhora de aptidões físicas e prevenção de doenças. É importante ver a alimentação saudável como uma aliada em nossa vida, transformando nossos hábitos diariamente para melhor”, destaca Renata Moura.

Nutricionista Renata Moura orienta sobre Alimentação Saudável. Foto: acervo pessoal
Nutricionista Renata Moura orienta sobre Alimentação Saudável. Foto: acervo pessoal

De acordo com o Ministério da Saúde, o hábito de comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia, são fatores fundamentais para uma alimentação saudável.

“Procure fazer suas refeições em horários semelhantes todos os dias e evite ‘beliscar’ nos intervalos entre as refeições. Coma sempre devagar e desfrute o que está comendo, sem se envolver em outra atividade. Procure comer em locais limpos, confortáveis e tranquilos e onde não haja estímulos para o consumo de quantidades ilimitadas de alimento. Sempre que possível, procure estar acompanhado durante as refeições. Isso favorece o comer com regularidade”, orienta o MS.   

Dicas para iniciar a alimentação saudável

  • Aumentar a ingestão de vegetais e frutas;

  • Incluir fibras na alimentação através de farelos integrais, como a aveia, feijão e demais alimentos fibrosos encontrados nos vegetais;

  • Diminuir o consumo de embutidos, enlatados e alimentos industrializados;

  • Aumentar a ingestão de água;

  • Diminuir o consumo de frituras;

  • Reduzir o consumo de açúcares e sal.

Cuidados com o corpo no Carnaval

Nos dias de feriado de carnaval, é comum aumentar o consumo de bebidas alcoólicas e produtos industrializados. Por isso, a nutricionista Renata Moura disponibiliza algumas dicas com cuidados que devem ser tomados neste período.

  • Aumente a ingestão de água para evitar desidratação;

  • Inclua 3 porções de frutas ao dia;

  • Coma alimentos energéticos ao longo do dia, como pães, raízes, macarrão, arroz;

  • Evite alimentos que tenham procedência desconhecida e que estejam em más condições de conservação;

  • Evite períodos prolongados de jejum, principalmente após consumo de bebidas alcoólicas;

  • Prefira petiscos leves e nutritivos, como queijo, amendoim, castanhas e frutos do mar;

  • Caso consuma bebidas alcoólicas, intercale com ingestão de água e sucos para a reposição hídrica;

  • Consuma bebidas alcoólicas com moderação.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.