Confira as dicas para o consumo de alimentos e bebidas nas festas de Carnaval

Vigilância Municipal traz orientações aos foliões sobre a importância do cuidado com o consumo de comidas e bebidas comercializadas nas ruas

Marília Ferreira/Ascom SMS 19/02/2023 às 09:30
Confira as dicas para o consumo de alimentos e bebidas nas festas de Carnaval
População deve estar atenta aos alimentos e bebidas que serão consumidos durante a folia. Foto: Ascom SMS

O Carnaval é sinônimo de agitação, diversão, folia e viagens. E durante esse período, é comum o consumo de alimentos nos locais onde a festa acontece. Mas é preciso cuidado e atenção com comidas e bebidas vendidas nas ruas para evitar complicações desnecessárias à saúde. Como orienta a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), para que os foliões fiquem atentos antes de ingerir alimentos fora de casa.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, ressalta a importância dos foliões observarem atentamente os alimentos e bebidas que serão consumidos durante as festividades carnavalescas.

“O consumidor precisa ter bastante cuidado ao se dirigir a um restaurante, lanchonete ou ambulante neste período de carnaval, que é um momento de muita animação, mas também um momento para ter cuidado com a saúde. Os foliões precisam estar atentos com o que consomem nas ruas para que não contraiam alguma doença ao ingerir um alimento contaminado”, orienta.

Consumo de alimentos 

O consumidor precisa estar atento também ao famoso “churrasquinho”, que deve ser assado na hora em que o cliente irá consumir. Santos destaca que é necessário observar a situação desse e outros alimentos. “O churrasquinho precisa ser assado na hora, não pode ser requentado do dia anterior. Os foliões devem se atentar também ao óleo do acarajé ou da batatinha frita, pois não deve ter a aparência muito escura, o que significa que já foi reaproveitado de dias anteriores”, alerta.  

A tapioca também é um alimento bastante consumido na capital. A Vigilância também orienta que os consumidores observem bem o local que está sendo feito esse alimento como a higienização do ambiente e de utensílios, o correto manuseio e armazenamento desse e outros alimentos, além do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

Bebidas e gelo

Quanto às bebidas, o coordenador destaca a importância da higienização. “Antes de levar à boca ou colocar no copo, é necessário higienizar bem a tampa da lata e garrafas com guardanapo. É importante ter cuidado com o gelo que vai ser colocado nessa bebida, pois tem que ser feito com água potável. E o consumo de bebidas deve ser feito apenas se estiverem em suas embalagens originais”, explica.

Como denunciar? 

Ao observar irregularidades, a população pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária de Maceió e realizar a denúncia através do telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.