Conferência de Saúde Mental faz homenagem a coordenador do Nasf de Maceió

Iniciativa reconhece trajetória de quase 30 anos em defesa da Política de Saúde Mental

Cássia Oliveira/Ascom SMS 21/06/2022 às 12:30
Conferência de Saúde Mental faz homenagem a coordenador do Nasf de Maceió
Homenageado (ao centro) recebeu a honraria do presidente do Conselho Estadual de Saúde, José Wilton da Silva (à direita). Foto: cortesia

Entusiasta das diretrizes da Reforma Psiquiátrica e defensor do cuidado humanizado e intersetorial na saúde mental, o coordenador do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária à Saúde (e-NASF/APS), Berto Gonçalo, foi um dos 15 homenageados, nesta segunda-feira (20), na abertura da V Conferência Estadual de Saúde Mental (CESM).

A deferência a Gonçalo foi feita pelos organizadores da Conferência – Conselho Estadual de Saúde (CES) e Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) – num reconhecimento do trabalho que ele vem desempenhando, há cerca de 30 anos, em defesa da Política de Saúde Mental Humanizada e do SUS em Alagoas.

“Me sinto gratificado e honrado em ter recebido essa homenagem, que resulta da caminhada e experiência vivenciada ao longo de todos esses anos, visando sempre o respeito, a humanização e o resgate da cidadania dos usuários de Saúde Mental, promovendo para estes e suas famílias, uma melhor assistência, com serviços substitutivos”, afirmou Berto Gonçalo.

Homenagem a Berto Gonçalo ocorreu durante a abertura da V Conferência Estadual de Saúde. Foto: cortesia
Homenagem a Berto Gonçalo ocorreu durante a abertura da V Conferência Estadual de Saúde. Foto: cortesia

Berto é psicólogo e possui especializações em Psicologia Clínica e Psicologia Hospitalar, além de curso de aperfeiçoamento em Gestão de Atenção Primária à Saúde. Iniciou sua trajetória de trabalho como coordenador de Psicologia Hospitalar no Hospital do Açúcar e na Maternidade Santa Mônica. Foi coordenador de Saúde Mental e chefe de gabinete na Secretaria de Saúde de Maceió. Exerceu também cargos na área de saúde mental na SESAU e nos municípios de Lagoa da Canoa e São Miguel dos Campos.

Em sua caminhada, o psicólogo reuniu experiências importantes em prol da luta antimanicomial, como a organização e implantação de 30 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no estado. Anos depois, em 2013, também esteve à frente do grupo que construiu a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Alagoas – criada através da Portaria MS nº 1.066/2015 – e que definiu os serviços a serem implantados em Alagoas.

A Conferência

Realizada com o objetivo de discutir propostas que reforcem e defendam a luta antimanicomial no Brasil, a V CESM tem como tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. O evento tem ainda a finalidade de eleger os 36 delegados que representarão Alagoas na etapa nacional, assim como apreciar as propostas e moções que serão levadas à V Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília, em novembro próximo.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.