Com iniciativas inovadoras, Saúde avança nos cuidados com a população em 2022

Segundo ano da gestão do prefeito JHC foi marcado por iniciativas pioneiras como o Saúde da Gente, Remédio em Casa e o Pronto!

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS 27/12/2022 às 14:00
Com iniciativas inovadoras, Saúde avança nos cuidados com a população em 2022
Saúde da Gente foi uma das iniciativas de sucesso lançadas em 2022. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

O pioneirismo marca o segundo ano de trabalho da gestão do prefeito JHC na saúde da capital. Com ações inovadoras, a Secretaria de Saúde de Maceió desenvolveu, ao longo de 2022, diversas iniciativas que buscam melhorar a qualidade de vida de toda a população maceioense. 

Os avanços foram diversos. Entre eles estão a reforma de Unidades Básicas de Saúde, entrega de novos equipamentos, incentivo ao aleitamento materno com o funcionamento do primeiro posto de coleta de leite humano de Maceió, lançamento do maior programa de saúde itinerante do Brasil, o Saúde da Gente, e o Pronto!, novo sistema de marcação de exames e consultas que chegou para facilitar a vida das pessoas, entre outras práticas que melhoram o acesso dos usuários do SUS aos serviços de saúde. 

A Secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, ressalta que esse ano foi marcante para a saúde. “Com compromisso e responsabilidade estamos conseguindo avançar cada vez mais. Esse segundo ano de gestão foi marcado por grandes conquistas para a população, como o Saúde da Gente, o Remédio em Casa, o Pronto!, um ano de Corujão da Saúde. São ações inovadoras e relevantes em benefício dos usuários do SUS. Estamos prontos para avançar cada vez mais”, destaca. 

Reformas e entregas de Unidades de Saúde

A Prefeitura de Maceió tem avançado na melhoria da estrutura física das Unidades de Saúde da capital. Para oferecer mais conforto no atendimento aos usuários, o Município deu início em 2022, às obras de reforma do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria), Unidade Básica de Saúde (UBS) Village Campestre II e Unidade de Saúde da Família (USF) João Macário (Santos Dumont), com um investimento de quase R$ 1 milhão.

Outra conquista da gestão JHC foi a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bebedouro, localizada na ladeira de acesso à Chã de Bebedouro. O local funciona com atendimento de demanda espontânea, disponibilizando serviços de saúde para a população do bairro e adjacências.  Além de serviços de enfermagem – sala de vacina, curativos, triagem, citologia. A unidade disponibiliza à população atendimentos nas especialidades clínica médica, farmácia, ginecologia, pediatria, urologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição e psicologia. Cerca de 30 mil pessoas são beneficiadas pelo novo equipamento na região. 

Entrega do primeiro posto de coleta de leite humano de Maceió 

A promoção da Saúde da Mulher e da Criança foi uma das prioridades dessa gestão em 2022. A entrega do primeiro posto de coleta de leite humano do Município, localizado na Unidade de Referência em Saúde (URS) Hamilton Falcão, no Benedito Bentes, é a marca desse compromisso. Esse é o primeiro posto que é vinculado à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH) e foi viabilizado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres.

Por ser referência para o 6º Distrito Sanitário, o posto de coleta vai beneficiar mães do Tabuleiro do Martins, Benedito Bentes, Clima Bom, Antares, Cidade Universitária, Santos Dumont e Santa Lúcia, garantindo o direito ao aleitamento materno de bebês destas comunidades.

Para transformar essa iniciativa em realidade, a Prefeitura de Maceió fez um investimento de R$ 145 mil com recursos próprios e promoveu a adequação de salas e ambientes da unidade Hamilton Falcão, de acordo com as normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Teleantendimento em Psiquiatria na URS Hamilton Falcão

Iniciativa inovadora, a Unidade de Referência em Saúde (URS) Hamilton Falcão, no Benedito Bentes, conta agora com um espaço para teleatendimento em psiquiatria para usuários. O psiquiatra, de forma remota, consulta o paciente, envia receituários, faz encaminhamentos e já deixa o retorno marcado. O teleatendimento facilita o acesso da população a essa especialidade. 

Maceió é destaque no Ministério da Saúde com melhor desempenho da Atenção

Nesse ano, Maceió também recebeu a visita institucional de representantes do Ministério da Saúde que chegaram à capital alagoana devido ao excelente desempenho no Previne Brasil, programa de financiamento da Atenção Primária do Ministério da Saúde. De acordo com o órgão ministerial, Maceió está em 1° lugar no Nordeste entre as capitais e 4º no Brasil entre os melhores desempenhos dentro do programa, que mede a qualidade da Atenção Primária. 

Saúde da Gente

Criado com o objetivo de levar assistência em saúde para os bairros e comunidades em situação de vulnerabilidade social, o Saúde da Gente é considerado o maior programa de saúde itinerante do Brasil e já é uma iniciativa de sucesso da Prefeitura de Maceió. O serviço está distribuído em cinco frentes de atuação: Saúde da Mulher, Saúde Infantil, Saúde Animal, Saúde Mental e Saúde Animal, que permanece em cada localidade por sete dias, levando assistência em saúde para esses locais. Em funcionamento desde agosto de 2022, o programa já realizou quase 160 mil atendimentos. 

Remédio em Casa

O programa Remédio em Casa tem como principal objetivo a entrega domiciliar de fraldas e medicamentos aos pacientes, buscando proporcionar maior segurança, comodidade e qualidade de tratamento, evitando que pacientes e/ou cuidadores precisem se deslocar até a Farmácia de Maceió (Farmac) para receberem esses insumos. 

Ao longo deste ano foram feitas 1.918 entregas nas residências de pacientes cadastrados, com o quantitativo de 232.536 unidades de fraldas entregues. 

Dentista na Comunidade 

O Projeto Dentista na Comunidade é uma parceria das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Assistência Social (Semas). A ação, que é voltada para comunidades em situação de vulnerabilidade, conta com serviços de extração dentária, restauração, raspagem de tártaro, limpeza, aplicação de flúor, escovação, tratamento atraumático, exame para detectar câncer de boca, atividades educativas para a para população e encaminhamento para especialidades em Unidades de Saúde.

Em 2022, foram realizados mais de 800 procedimentos com 500 pessoas beneficiadas nos mais diversos bairros e localidades, como o Benedito Bentes, Casa de Passagem de Jaraguá, Vale do Reginaldo, Grota do Rafael, entre outros.

Lançamento do Pronto! - Novo sistema de marcação de exames e consultas 

O Prefeito de Maceió, JHC, lançou em 2022 a nova ferramenta de marcação de consultas e exames complementares. Trata-se do Pronto!, um aplicativo que vai possibilitar a marcação de procedimentos via WhatsApp.

Com a ferramenta, o usuário não precisa mais ir à unidade de saúde para esperar na fila, já que as marcações de exames e consultas podem ser feitas pelo Pronto!, de forma remota e eficaz, reduzindo o número de filas. Maceió já conta com  17 unidades atuando com agendamento on-line. 

Corujão da Saúde completa um ano de funcionamento

O Corujão da Saúde, iniciativa que estende o funcionamento de unidades de saúde até às 21h, completou um ano de funcionamento no mês de setembro de 2022. O programa já registrou  78.456 atendimentos à população de Maceió que não tem como acessar uma Unidade durante o dia para cuidar de sua saúde. Atualmente, o Corujão da Saúde está presente em 19 unidades da capital com os mais diversos serviços da Atenção Básica. 

Entre os serviços oferecidos pela população nestas unidades de saúde estão os atendimentos clínicos, odontológicos, testes rápidos para detectar HIV, Sífilis, Hepatites B e C e gravidez, puericultura, ginecologia, dispensação de medicamentos, aferição de pressão arterial, glicemia e vacinação, entre outros programas estratégicos da Atenção Básica.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.