Ciranda do Cuidado retoma encontros presenciais para alinhamento de ações em Saúde

Profissionais que compõem o grupo se reuniram com representantes da Associação Família de Anjos para planejamento da assistência às famílias

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 29/04/2022 às 13:28
Ciranda do Cuidado retoma encontros presenciais para alinhamento de ações em Saúde
Grupo Ciranda do Cuidado retoma encontros presenciais. Foto: Ciranda do Cuidado

Profissionais que compõem o grupo Ciranda do Cuidado de Maceió se reuniram, nesta quinta-feira (28), com mães representantes da Associação Família de Anjos do Estado de Alagoas (Afaeal) para alinhamento de ações de assistência à saúde das crianças acometidas pelas síndromes congênitas causadas pelo Zika vírus, sífilis, rubéola, citomegalovírus e herpes vírus. A reunião contou com a participação e apoio da Diretoria de Atenção à Pessoa com Deficiência (DAPD).

No encontro, participantes discutiram sobre a situação e as necessidades das famílias assistidas pelo Município durante toda a pandemia e atividades realizadas no período. Além disso, também foi tema do encontro os assuntos a serem trabalhados pelo grupo nas próximas reuniões a serem realizadas com as famílias.

Reunião alinhou atendimento às crianças acometidas por síndromes congênitas. Foto: Ciranda do Cuidado
Reunião alinhou atendimento às crianças acometidas por síndromes congênitas. Foto: Ciranda do Cuidado

De acordo com a técnica de referência para Síndrome Congênita em Maceió, Rosário Vasconcelos, a reunião com as mães da Afaeal representa muito para toda a equipe por se tratar de mães que desde a criação do grupo foram acolhidas pelo Município e recebem atendimento até hoje nos equipamentos de saúde de Maceió.

“Esse encontro tem muita importância para a equipe, pois, além de se tratar de mães que chegaram para nós no início do  grupo cheias de inseguranças e medos e hoje estão a frente dessa associação tão representativa para a sociedade, também é um dia de articulação sobre as reais necessidades das famílias para melhor nortear as próximas reuniões presenciais do grupo”, disse.

Ciranda do Cuidado

O Ciranda do Cuidado existe no Município desde 2016 e presta assistência a famílias de crianças acometidas pelas síndromes congênitas causadas pelo Zika vírus, sífilis, rubéola, citomegalovírus e herpes vírus. O grupo conta com a articulação entre os diversos setores da Prefeitura de Maceió, como a Coordenação de Atenção Primária e Diretoria de Atenção à Pessoa com Deficiência da SMS e o Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres de Maceió.

Equipe Dedicada

Intitulada pelo Ministério da Saúde de ‘Equipe Dedicada’, os profissionais da SMS que compõem o programa são responsáveis por acompanhar as crianças após o diagnóstico das síndromes congênitas, tendo como uma das principais a microcefalia.

“Essas crianças são encaminhadas para um Centro Especializado em Reabilitação (CER), onde são ofertadas fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiólogo e outros serviços, conforme a necessidade de cada caso”, destaca Rosário Vasconcelos, enfermeira da SMS.

 Reuniões

Durante a pandemia, as reuniões do grupo, que presenciais e bimestrais, passaram a acontecer de forma virtual. Momentos em que as famílias têm acesso a informações sobre as condições de saúde e compartilham suas experiências, vivências e emoções, encontrando suporte dos profissionais e demais famílias que participam do grupo.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.