Cidades Saudáveis: Saúde realiza 8º Seminário Municipal de Promoção da Saúde

Encontro teve o objetivo de fortalecer o diálogo entre a intersetorialidade para a promoção da saúde no contexto de cidades saudáveis

Marília Ferreira/Ascom SMS 09/11/2022 às 14:17
Cidades Saudáveis: Saúde realiza 8º Seminário Municipal de Promoção da Saúde
Profissionais de saúde, gestores do Município e estudantes participaram do evento. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Visando promover o diálogo sobre planejamento saudável, sustentável e qualidade de vida, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta quarta-feira (9), o 8º Seminário Municipal de Promoção da Saúde: Promoção da Saúde e Cidades 2.0. O evento ocorreu no auditório da Uninassau, no bairro Farol, sendo uma iniciativa da Gerência de Promoção e Educação em Saúde e do Grupo Condutor de Promoção da Saúde de Maceió.  

Destinado aos profissionais em saúde, gestores do Município, estudantes do ensino superior, representantes das escolas do Programa Saúde na Escola, associações comunitárias e à população em geral, o seminário discutiu a importância de trabalhar coletivamente e de forma intersetorial temas prioritários da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS): sustentabilidade; cidadania e direitos humanos; mobilidade urbana; enfrentamento ao uso de tabaco, álcool e outras drogas; promoção da cultura da paz e educação permanente em saúde.

“O evento evidencia a necessidade de trabalhar o conceito ampliado de saúde, a articulação com outras políticas públicas, com o imperativo da participação social e dos movimentos populares, em virtude da impossibilidade de que o setor Saúde responda sozinho ao enfrentamento dos determinantes e condicionantes para uma cidade saudável. Nosso intuito é ampliar as ações intersetoriais para contribuir com o desenvolvimento de espaços saudáveis em Maceió, melhorando a saúde e a qualidade de vida da população”, destacou a gerente de Promoção e Educação em Saúde, Adriana Paffer.

Gerente de Promoção e Educação em Saúde, Adriana Paffer. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Gerente de Promoção e Educação em Saúde, Adriana Paffer. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A coordenadora da Atenção Primária de Maceió, Ednalva Araújo, esteve presente no evento e reforçou a importância do seminário.

“Para nós, que fazemos parte da Atenção Primária, é um momento muito importante para que possamos contribuir em nosso dia a dia no fortalecimento das ações de promoção à saúde nos serviços e na gestão do SUS”, afirmou.

Coordenadora da Atenção Primária de Maceió, Ednalva Araújo. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Coordenadora da Atenção Primária de Maceió, Ednalva Araújo. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Hábitos saudáveis

Juliana Maia é profissional de Educação Física do Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass) da SMS e esteve prestigiando, atentamente, o 8º Seminário Promoção da Saúde. Para ela é necessário criar hábitos saudáveis para construir um mundo mais sustentável. 

“É um encontro para discutir temáticas transversais, como a sustentabilidade, um tema que é bastante atual. Lá no meu setor, por exemplo, temos algumas ações pequenas e que fazem toda a diferença, como adotar o copo descartável, cada um ter a sua caneca, separar o lixo. Então, fazer esse incentivo a partir de nós, profissionais do Município, é muito importante. Para incentivar a população em ações de educação em saúde, precisamos começar pela nossa casa”, pontuou.

Juliana Maia, profissional de Educação Física do Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass). Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Juliana Maia, profissional de Educação Física do Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass). Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

O 8º Seminário Municipal de Promoção da Saúde contou palestra sobre o tema “Caminhos para uma Cidade Saudável”; mesa-redonda, com representantes das secretarias municipais (Semtabes, Sedet, Semtel e Seminfra) que trouxeram reflexões entre a intersetorialidade acerca da necessidade de um planejamento da cidade para que tenha mais espaços saudáveis, igualitários e sustentáveis; e apresentação cultural, com a participação do Coral Saúde em Canto.

Ao final do evento, profissionais e estudantes presentes na ocasião fizeram uma discussão sobre os temas abordados.  

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.