Cerest promove oficina de saúde vocal para professores do Município

Iniciativa integra série de oficinas teóricas e práticas voltadas para a saúde vocal e faz parte da campanha 'Amigos da Voz 2022'

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS 24/04/2022 às 11:30
Cerest promove oficina de saúde vocal para professores do Município
Oficinas realizadas pelo Cerest em creches municipais. Foto: Cerest Maceió

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió realiza na próxima na quarta-feira (27), às 10h, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Aparecida Bezerra Nunes, no Trapiche da Barra, uma oficina alusiva a campanha 'Amigos da Voz 2022'. A ação tem o objetivo de promover atividades de saúde vocal entre os professores que atuam no local. O tema da campanha deste ano é 'Sua Voz Importa'.

Ao longo do mês de abril, as fonoaudiólogas do Cerest já realizaram algumas oficinas em outros Centros Municipais de Educação Infantil. De acordo com Vanessa Porto, fonoaudióloga do Cerest, as ações visam disseminar boas práticas de saúde vocal atreladas à mensagem de inclusão e igualdade de direito de vulneráveis.

Outras oficinas foram realizadas em abril. Foto: Cerest Maceió
Outras oficinas foram realizadas em abril. Foto: Cerest Maceió

“Decidimos fazer uma campanha voltada para os professores, por eles serem uma categoria que apresenta maior adoecimento vocal, devido à demanda de sua voz no exercício de sua profissão. Então o tema deste ano quer trazer a voz não só como um instrumento de trabalho, mas como parte de quem somos e, por isso, merece todos os cuidados”, destaca Vanessa Porto.

Durante as oficinas são realizados momentos teóricos e práticos, com orientações sobre cuidados com a voz e fatores prejudiciais e exercícios para aquecimento e desaquecimento, para que esses profissionais possam implantar em suas rotinas de trabalho. Além disso, esses professores são conscientizados sobre sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças.

Projetos do Cerest voltados para a saúde vocal

O projeto 'Cuidando da saúde dos servidores' é realizado pelo Cerest visa traçar o perfil de saúde dos servidores das escolas, identificando a ocorrência de alterações vocais e os casos de Lesões por Esforço Repetitivo (LER)/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), além de avaliar a frequência de consumo alimentar dos servidores, o que pode interferir diretamente na saúde de sua voz.

O projeto é realizado em duas etapas, onde na 1ª etapa ocorre a coleta de dados por meio de um formulário online, e na 2ª etapa é o momento da intervenção, onde os participantes são orientados acerca dos aspectos/agravos avaliados. O 'Cuidando da saúde dos servidores' já foi realizado com todas as escolas da 1ª e 3ª região administrativa e está sendo finalizada a 8ª região administrativa.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.