Cerest Maceió promove palestra educativa em alusão ao Abril Verde

Campanha busca alertar para a importância da saúde e segurança do trabalhador

Polyanna Monteiro - Ascom SMS 21/04/2022 às 10:10
Cerest Maceió promove palestra educativa em alusão ao Abril Verde
Foto: Cerest Maceió

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió segue promovendo uma série de ações em alusão à campanha Abril Verde - mês que busca alertar para a importância da saúde e segurança do trabalhador. As atividades iniciaram em 12 de abril e já atenderam cerca de 80 trabalhadores da capital e municípios alagoanos pertencentes a 1ª Macrorregião, área de abrangência do Cerest. Na última quarta-feira (20), equipes do órgão ofertaram palestra educativa sobre o tema para 45 trabalhadores que atuam no Campo Santo Parque das Flores, Canaã.

Na dia, equipes do órgão repassaram informações sobre os tipos de acidentes de trabalho para conscientizar participantes sobre a importância da prevenção no ambiente laboral. A organização da ação ficou sob responsabilidade da Coordenação Técnica de Proteção, Segurança e Saúde do Trabalhador do Cerest.

O coordenador técnico de Proteção, Segurança e Saúde do Trabalhador do órgão, Paulo Fernandes, afirmou que as informações repassadas no dia são cruciais para que os trabalhadores conheçam mais sobre os riscos inerentes à função e se enxerguem como parte responsável para preservação da saúde no ambiente de trabalho.

"Nosso intuito é informar os trabalhadores sobre cada tipo de acidente de trabalho para que todos internalizem o conhecimento e saibam agir nesses casos. Além disso, nossa intenção é que todos saiam daqui convencidos de que a saúde no ambiente laboral precisa ser vista como prioridade por todos da empresa, seja empregador ou trabalhador”, disse.

A colaboradora Maria de Fátima dos Santos esteve presente na palestra promovida nesta quarta-feira (20) pelo Cerest Maceió. Para ela, o conteúdo explicado pelos técnicos do órgão mostrou a necessidade que existe em seguir todas as normas estabelecidas para prevenção da saúde dos trabalhadores.

“Eu não tinha noção dos riscos que todos os dias corremos no ambiente de trabalho e essa palestra me trouxe essa reflexão. Agora me sinto mais consciente e vou dar mais atenção a todas as informações repassadas para trabalhar coma maior segurança possível”, afirmou.

Confira próximas ações da campanha:

26 de abril, Verde Supermercado

Tema: Abril Verde e as ações de inspeções que estão sendo realizadas nos supermercados a pedido do Ministério Público do Trabalho. (Paulo Fernandes, Engo de Segurança do Trabalho)

 Público alvo: Representantes dos supermercados de a Associação dos Supermercados de Alagoas, no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde de Maceió (Jaraguá)

27 de abril, Palato Praia

Tema: Acidentes de trabalho (Paulo Fernandes, Engo de Segurança do Trabalho)

 Público alvo: Trabalhadores do supermercado

03 de maio nos Hotéis com a ABIH – Alagoas e o Cerest Regional Maceió

Tema: Abril Verde e as ações de inspeções que estão sendo realizadas nos hotéis e pousadas a pedido do Ministério Público do Trabalho (Paulo Fernandes, Eng.º de Segurança do Trabalho e Taciana Rebelo, Nutricionista do Cerest)

 Público-alvo: Representantes dos hotéis e pousadas, da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Alagoas (ABIH/AL), no auditório do Hotel Premier Best Western (Pajuçara)

Abril Verde

O movimento Abril Verde foi criado em 2014 e reúne trabalhadores, sindicatos, fundações, ministérios, federações e sociedade em geral. A escolha pelo mês de abril foi feita para contemplar duas datas importantes: o Dia Mundial da Saúde (07/04) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28/04). O símbolo da mobilização é o laço verde, cor que representa as questões de segurança e saúde no trabalho.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.