Cerest Maceió promove ações voltadas à saúde mental no trabalho

Saúde de Maceió tem atuado de forma continuada, desenvolvendo uma cultura de cuidado psicológico nas esferas profissionais

Wilson Smith / Ascom SMS 31/01/2024 às 14:41
Cerest Maceió promove ações voltadas à saúde mental no trabalho
Cerest Maceió desenvolveu ações ao longo do mês direcionadas a saúde mental dos trabalhadores. Foto: Analinne Maia (cortesia)

Durante o mês de janeiro, o Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador de Maceió (Cerest) realizou uma série de atividades em alusão ao Janeiro Branco, campanha que busca conscientizar sobre a importância da saúde mental, desmistificando tabus e promovendo o cuidado psicológico em todas as esferas da sociedade.

O objetivo dessas ações foi mobilizar a comunidade em favor da saúde mental, especialmente no ambiente de trabalho, onde as pressões e demandas podem afetar significativamente o bem-estar dos trabalhadores. O Cerest Maceió enfatizou a necessidade de uma cultura que priorize o cuidado psicológico e o enfrentamento dos desafios relacionados à saúde mental no ambiente profissional.

Entre as iniciativas promovidas pelo Cerest, foi feita a elaboração de material informativo, em formato de folder e específico para a campanha do Janeiro Branco, abordando questões relacionadas à saúde mental no trabalho e destacando a importância do tema.

Também foram promovidas ações educativas em unidades de saúde, onde profissionais e pacientes estiveram envolvidos em atividades voltadas para a conscientização sobre o tema principal da campanha, visando promover um ambiente de cuidado e apoio mútuo.

A equipe do Cerest Maceió realizou ainda palestras educativas sobre o tema em instituições distintas, abordando diversos aspectos relacionados à saúde mental no ambiente profissional, como estratégias de promoção do bem-estar e prevenção de transtornos mentais.

Os supermercados também estiveram inseridos no planejamento de trabalho do Cerest. Nesses locais, a equipe promoveu ações de conscientização sobre saúde mental, incluindo orientações sobre segurança no trabalho e ergonomia.

A psicóloga Analinne Maia, responsável pela vigilância dos transtornos mentais e violências relacionadas ao trabalho na Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), ressaltou a importância da atuação preventiva e da identificação dos fatores de riscos psicossociais no ambiente de trabalho. 

“A nova portaria do Ministério da Saúde (Nº1999/2023) lista uma série de diagnósticos de transtornos mentais e comportamentais que podem ser causados ou agravados pelo trabalho, reforçando a necessidade de uma abordagem integrada na promoção da saúde mental no contexto laboral”, pontuou a técnica.

Diante dessas ações e recomendações, o Cerest de Maceió reafirma seu compromisso com a promoção de uma cultura de saúde mental no trabalho, buscando garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores da região. 

Onde buscar ajuda

Em relação aos recursos disponíveis para aqueles que necessitam de apoio em questões relacionadas à saúde mental, o Cerest destacou diversos pontos de contato, incluindo o Centro de Valorização da Vida CVV-188 CAVIDA - WhatsApp (82) 99333-2375; CAPS e Unidades Básicas de Saúde de Maceió; Cerest Maceió - WhatsApp (82) 98135-1961 / Institucional - (82) 3312-5577; Psicólogos/Psiquiatras conveniados ou particulares. 

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.