Cerest Maceió participa de encontro nacional sobre Saúde Mental e Trabalho
Evento tem o objetivo de discutir ações em prol de ambientes de trabalho mais saudáveis
O Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador de Maceió (Cerest) participará, entre os dias 6 e 8 de dezembro, do evento nacional “Observatório Saúde Mental e Trabalho: Reunindo Esforços por Direitos e pelo Bem Viver”. O encontro acontece na modalidade híbrida, de forma presencial no Salão Nobre do Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e via online através da transmissão no canal Youtube da UFPR TV.
A psicóloga Analinne Maia, responsável pela vigilância dos transtornos mentais e violências relacionadas ao trabalho na Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), e que faz parte da comissão organizadora do evento, falou um pouco mais sobre o encontro.
“Foi um projeto contemplado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) que tem como objetivo a criação de um Observatório Nacional com dados e informações sobre Saúde Mental e Trabalho no Brasil. O encontro contará com a participação de diversos profissionais de Universidades, do Controle Social (sindicatos) e dos Serviços (Cerest)”, relatou a técnica.
A Psicóloga também fará parte da mesa redonda do dia 7 de dezembro que abordará os principais agravos à saúde mental relacionados ao trabalho. A participação do Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador de Maceió (Cerest) no evento é uma oportunidade para destacar a importância da saúde mental no contexto do trabalho e promover a colaboração entre profissionais, universidades, sindicatos e serviços de saúde.
“A participação é aberta à comunidade, na modalidade online, reforça o compromisso do evento em compartilhar informações e promover a conscientização sobre questões relacionadas à saúde mental no trabalho. Espera-se que eventos como esse continuem a impulsionar a discussão e a ação em prol de ambientes de trabalho mais saudáveis e equitativos, onde a saúde mental dos trabalhadores seja valorizada e protegida”, completa a psicóloga Analinne Maia.
Sobre o Observatório Nacional
A criação do Observatório Nacional com dados e informações sobre Saúde Mental e Trabalho no Brasil é um passo fundamental para a compreensão e melhoria das condições de saúde dos trabalhadores em todo o país. Além disso, a articulação do Cerest Maceió com movimentos nacionais ressalta a importância de sua atuação no cenário da saúde mental do trabalhador, destacando o impacto positivo que o órgão pode ter na promoção do bem-estar e na defesa dos direitos dos trabalhadores.
Confira aqui a programação completa do evento.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.