Cerest Maceió destaca atuação em prol de ambientes de trabalho seguros

Com inspeções e orientações educativas, Centro auxilia na construção de locais de trabalho mais seguros para os trabalhadores

Wilson Smith/Ascom SMS 02/01/2024 às 15:19
Cerest Maceió destaca atuação em prol de ambientes de trabalho seguros
Adequações realizadas após atuação do Cerest que trabalha em prol da saúde do trabalhador. Foto: Ascom SMS

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Maceió tem atuado constantemente no reforço à saúde e segurança dos trabalhadores. Para isso, em 2023, realizou diversos trabalhos voltados para a inspeção das condições nos ambientes de trabalho, que precisam estar seguros para a manutenção da saúde dos trabalhadores. 

Como exemplo da atuação continuada, tem-se uma intervenção recente que foi feita em uma rede varejista de alimentos da cidade. Após receber denúncia, a equipe realizou uma inspeção minuciosa no ambiente de trabalho, identificando fatores de risco à saúde dos trabalhadores, como ambientes  úmidos e sem ventilação adequada.

Um relatório detalhado foi apresentado à empresa, incluindo sugestões para melhorar as condições de trabalho. A empresa acatou as recomendações, implementando medidas protetivas em um prazo de 90 dias.

Na segunda visita, a equipe constatou a efetivação das medidas sugeridas, evidenciando o comprometimento da empresa com a segurança e bem-estar de seus colaboradores. Ações como essa destacam a importância das inspeções regulares realizadas pelo Cerest, na promoção de ambientes de trabalho seguros e na prevenção de riscos à saúde ocupacional.

Ambiente antes da fiscalização do Cerest. Foto: Ascom SMS
Ambiente antes da fiscalização do Cerest. Foto: Ascom SMS

A coordenadora-geral do Cerest, Sthefane Melo, destacou os trabalhos realizados na ação. “Esse é um trabalho continuado, que deve ser reforçado neste ano de 2024. Com o recebimento da denúncia, via Colab, sobre algumas irregularidades, fomos até o local fazer a inspeção. Após à vistoria, o proprietário foi orientado de forma educativa sobre melhores e adequações no estabelecimento. Após os 90 dias, a equipe retornou e as adequações foram realizadas. Tudo o que a equipe orientou em relação as não conformidades e as adequações necessárias para a manutenção da saúde do trabalhador foram realizadas", enfatizou. 

A coordenação do Cerest reiterou o compromisso em continuar atuando em prol da saúde dos trabalhadores e ressaltou a importância da parceria com as empresas para a construção de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, sendo reforçada ao longo de todo este ano. 

“Nessa situação, a atuação se deu de forma educativa. Caso a empresa não tivesse feito as modificações, a denúncia seria enviada para o Ministério Público do Trabalho, caso nossas recomendações não fossem acatadas”, informou. 

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.