Cerest fortalece parcerias para combater exploração do trabalho infantil em Maceió

Reunião estratégica fortalece parcerias para erradicar o problema

Wilson Smith/Ascom SMS 14/11/2023 às 18:33
Cerest fortalece parcerias para combater exploração do trabalho infantil em Maceió
Ação conjunta é fundamental para avanços no combate à exploração do trabalho infantil. Foto: Cortesia

Ocorreu nesta terça-feira (14), no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde, no bairro Jaraguá, uma reunião de alinhamento entre o Centro de Referência Técnica à Saúde do Trabalhador Maceió (Cerest), a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMET) e o Ministério Público do Trabalho (MPT). O encontro teve o objetivo de elaborar uma ação conjunta e firmar  um compromisso dos órgãos envolvidos para atuar na erradicação do trabalho infantil em Maceió.

Os esforços contam com a participação ativa das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, que juntamente com representantes da sociedade civil, buscam fortalecer as redes de apoio para assegurar que ações e estratégias criadas pela esse combate sejam, cada vez, mais eficazes.

A coordenadora-geral do Cerest, Sthefane Melo, falou sobre a realização do trabalho. “A atuação do Cerest inclui o monitoramento dos indicadores de saúde do trabalhador, bem como a vigilância e notificação de casos de violência relacionados ao trabalho infantil. O objetivo é garantir uma abordagem proativa na identificação e intervenção nos casos, priorizando o bem-estar das crianças e adolescentes”, afirmou. 

Um ponto de destaque na discussão foi o chamado para o fortalecimento das redes e comissões, enfatizando que todos os atores das diferentes secretarias desempenham um papel crucial na execução desses serviços de combate ao trabalho infantil. A integração e colaboração entre esses setores são fundamentais para o êxito das iniciativas.

"Essa reunião não apenas solidifica o compromisso das autoridades locais e da sociedade civil na erradicação do trabalho infantil, mas também abre caminho para novos projetos e ações concretas que visam proteger nossas crianças e adolescentes no Município. Diante desse esforço conjunto, a expectativa é de que essas medidas não apenas previnam, mas também erradiquem, progressivamente, o trabalho infantil em Maceió, proporcionando um futuro mais seguro e promissor para as gerações vindouras", revelou.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.