Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil promove atividades culturais com usuários

Ação foi realizada no Teatro de Arena e promoveu a reinserção do público atendido pelo serviço por meio da arte

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS 17/11/2022 às 13:38
Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil promove atividades culturais com usuários
Usuários, familiares e profissionais participam de atividades. Foto: Capsi Dr Luiz da Rocha Cerqueira

Usuários do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria) participaram, nesta quarta-feira (16), de atividades de reabilitação social, desta vez, por meio da cultura. Junto aos profissionais do serviço e familiares, adolescentes prestigiaram um espetáculo musical no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, no Centro de Maceió, e em seguida visitaram uma feira Agroecológica que ocorria próxima ao local.

A gerente do Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, Thyone Assunção, destaca que essa atividade faz parte do processo terapêutico em saúde mental infantojuvenil.

“Essa é uma forma de fomentar a reabilitação social desse público, com inclusão e socialização, buscando desenvolver suas potencialidades e aproximá-los do mundo da arte e da cultura, tão importantes para esse processo de cuidado em liberdade”, afirma.

As ações foram coordenadas por profissionais do Capsi, como a terapeuta ocupacional, Maria Luiza Moraes; a psicóloga Flávia Giaenodelli e o oficineiro de artes cênicas e culturas, Allan Cardoso.

Serviços oferecidos pelo Capsi

Localizado na Serraria, os serviços do Capsi Dr Luiz da Rocha Cerqueira são voltados para crianças e adolescentes, de 5 a 18 anos, que apresentam sofrimento psíquico intenso, focando no alívio desse sofrimento, em suas potencialidades e no retorno da qualidade de vida. O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional que contempla médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros.

Entre as principais demandas acolhidas pelo serviço estão depressão, esquizofrenia, transtornos de personalidade e de conduta, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sofrimentos psíquicos graves. O atendimento é de demanda espontânea e as crianças e os adolescentes podem ser encaminhados para o local por serviços de saúde, escolas, conselhos tutelares e Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas).

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.