Casos de Influenza em Maceió reforçam a necessidade da vacinação

Imunização para combater a Influenza é essencial para minimizar casos graves e óbitos

Wilson Smith / Ascom SMS 09/05/2023 às 10:39
Casos de Influenza em Maceió reforçam a necessidade da vacinação
Grupos de risco devem procurar as unidades de saúde para serem imunizados. Foto: Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Maceió já registra até a primeira semana de maio de 2023 um percentual de 59% de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza em relação ao número total de casos registrados em 2022, percentual que chama atenção e reflete a importância da vacinação para prevenir casos graves e óbitos.

Existem quatro tipos de vírus Influenza/Gripe: A, B, C e D. Os vírus Influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais e respondem respectivamente por 15,38% e 67,03% das amostras processadas pela Vigilância Epidemiológica em nosso território. A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió reforça  que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos, sendo primordial a vacinação anual contra a gripe.

A Influenza é uma doença viral contagiosa que afeta o sistema respiratório. Ela pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio de gotículas de saliva ou secreções nasais de indivíduos infectados, geralmente quando eles tossem, espirram ou falam, o vírus da Influenza possui grande potencial de transmissão. No inverno há um aumento da circulação de vírus que afetam o sistema respiratório, sendo assim, é importante estar atento às medidas de prevenção e controle.

Os principais sintomas da gripe são: febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo, dor de cabeça. Alguns casos podem evoluir com complicações, especialmente em indivíduos com doença crônica, idosos e crianças menores de 2 anos, o que acarreta elevados níveis de mortalidade. 

A médica infectologista, Mardjane Lemos, fez um alerta sobre os cuidados que a população deve tomar.  

“É muito importante que tanto as pessoas como os profissionais de saúde fiquem atentos aos pacientes com sintomas gripais, principalmente porque a Influenza tem um antiviral específico e o uso dessa medicação pode tanto prevenir óbito, como evitar internações e complicações entre as pessoas com fator de risco. É muito importante que os grupos de risco procurem se vacinar, pois tanto a Covid como a Influenza estão circulando. Existe uma chance de prevenção muito grande das complicações e dos óbitos através das vacinas, que podem ser tomadas de forma simultânea, uma em cada braço, ou se a pessoa optar por tomar em dias diferentes não tem intervalo mínimo”, explicou a médica. 

A profissional reforça que nos casos de pacientes com sintomas gripais quando descartado o diagnóstico da Covid a Influenza precisa ser lembrada, e que para Influenza existe antiviral específico para os grupos de risco, disponível na rede pública, que deve ser prescrito e iniciado em até 72 horas após o início dos sintomas. A medicação, assim como a vacina são fundamentais para evitar o agravamento da doença. 

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza as duas vacinas e a recomendação é que a população otimize e aproveite para se vacinar com os dois imunizantes. A vacina da Covid está liberada para maiores de 18 anos e a de Influenza direcionada para o seu público-alvo. 

Onde encontrar o imunizante

A vacina contra a Influenza é aplicada de segunda a sexta, em todas as Unidades de Saúde de Maceió e com vacinação volante em dias específicos nas seguintes unidades:

US Jorge Duarte Quintela (Graciliano Ramos) - Segunda, Terça e Quarta;

USF Guaxuma - Terça e Quinta.

A imunização também ocorre nos seguintes pontos fixos e volantes:

 Maceió Shopping – segunda a sábado, das 9h às 21h;

 Pátio Shopping – segunda a sábado, das 15h às 21h e domingo, das 12h às 18h;

 Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia – Todos os dias – das 15h às 21h;

 Saúde da Gente Infantil, Mulher e das Grotas – das 8h às 20h;

 Brota na Grota – das 9h às 16h.

Cadastro de idosos acamados

 Para cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis podem entrar em contato para que a equipe faça a vacinação na residência.

 Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 14h;

 Telefone: (82) 3312-5589;

 E-mail: idososacamados@sms.maceio.al.gov.br

Confira público-alvo da campanha e documentação necessária.

Confira lista de comorbidades contempladas.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.