Casos de dengue, chikungunya e zika diminuem em Maceió

Prevenção e orientações à população reduziram a incidência das doenças na capital, no comparativo de janeiro a maio de 2022, com o mesmo período de 2023

Nesttor Netto (estagiário)/Ascom SMS 01/06/2023 às 13:03
Casos de dengue, chikungunya e zika diminuem em Maceió
Equipes da saúde visitaram borracharias, para vistoria e orientação. Foto: Cortesia

Com a distribuição de panfletos informativos e orientações para a população, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) finalizou, na manhã desta desta quinta-feira (1º), uma ação de combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypt, transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika. A iniciativa tem levado à redução dos casos das doenças, conforme aponta o Boletim Epidemiológico Arboviroses (veja os dados abaixo).

A ação desta semana foi executada pela Vigilância Sanitária (Visa), em parceria com a Gerência de Controle de Endemias, tendo como objetivo conscientizar a população e comerciantes de diversos bairros da capital, com foco em borracharias, floriculturas e comércios de diversos segmentos. O intuito é prevenir o surgimento das chamadas arboviroses.

Segundo o coordenador da Visa, Airton Santos, ações como estas são indispensáveis para conscientizar a população sobre os riscos de deixar água parada nos estabelecimentos comerciais, o que traz riscos não só para os frequentadores, mas também para toda a população. 

“Devemos evitar qualquer tipo de depósito com água parada, pois podem conter focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. São visitas de orientação, entrega de material educativo e alerta para bater, mais uma vez, na tecla de que o combate ao mosquito está em nossas mãos e principalmente em estabelecimentos que são bastante movimentados”, destaca o coordenador.

Dados de arboviroses

O Boletim Epidemiológico Arboviroses, elaborado pela SMS, aponta que foram confirmados 3.092 casos de dengue entre janeiro até maio de 2022. No mesmo período, em 2023, foram confirmados 255 casos.

A chikungunya teve 704 casos confirmados, entre janeiro e maio de 2022. No mesmo período de 2023, os casos confirmados diminuíram para 139.

Já a zika registrou, entre janeiro e maio de 2022, 40 casos. No mesmo período de 2023 houve a confirmação de apenas um caso.

“Visto que os dados das arboviroses tiveram uma queda significativa, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância das ações de combate ao mosquito transmissor e salienta a necessidade de conscientização para a população prevenir, evitando criadouros e água parada em locais abertos, comerciais, e fechados também. Durante o período chuvoso e após essa fase, os números de transmissões podem aumentar, por isso, é importante esse cuidado”, destaca a gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais peçonhentos da SMS, Carmen Samico.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.