Capsi proporciona bem-estar emocional de adolescentes com oficinas de arte
Atividade estimula habilidade, criatividade, integração em grupo e emoções de adolescentes que sofrem transtornos psíquicos graves
Com o objetivo de recuperar e melhorar a saúde mental, o bem-estar emocional e social de adolescentes, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, localizado na Serraria, promoveu, nesta quinta-feira (1º), uma oficina de arte para os usuários da unidade.
Além de estimular a saúde mental, de modo a auxiliar nas mudanças necessárias de comportamento emocional, a oficina visa trabalhar as habilidades dos adolescentes, proporcionando, também, o incentivo à pintura.
De acordo com a gerente do Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, Thyone Assunção, as oficinas de arte proporcionam diversos benefícios à saúde mental dos adolescentes que sofrem transtornos psíquicos intensos.
“Os adolescentes que participam de oficinas como essa possuem transtornos de ansiedade, depressão e esquizofrenia, que são transtornos psíquicos graves. E a oficineira desenvolve esse trabalho para estimular as habilidades, a criatividade, a integração em grupo e as emoções dos jovens”, destaca.
As oficinas de arte acontecem semanalmente, em grupos diferentes, com o intuito de garantir a recuperação ou a melhora da saúde mental de adolescentes. As aulas são ministradas pela oficineira de artesanato Quitéria Cavalcante.
Sobre o Capsi
O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira atende crianças e adolescentes, de 5 a 18 anos, em sofrimento psíquico intenso, junto com seus familiares, focando no alívio do sofrimento, nas potencialidades e na qualidade de vida. Os Centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outras especialidades.
O serviço atende demandas como Transtorno do Espectro Autista (TEA), depressão, esquizofrenia, transtornos de conduta, transtorno de personalidade e sofrimento psíquico grave. As crianças e adolescentes podem ser encaminhados pelos serviços de saúde, escolas, conselhos tutelares, Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) e demanda espontânea.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.