Capsi Infantojuvenil promove saúde mental de adolescentes por meio de cuidado compartilhado

Matriciamento é construído com o cuidado compartilhado entre profissionais, buscando tratar os transtornos mentais dos indivíduos

Marília Ferreira / Ascom SMS 21/12/2022 às 17:55
Capsi Infantojuvenil promove saúde mental de adolescentes por meio de cuidado compartilhado
Equipes do Capsi e da Sumese estiveram reunidas para realizar o matriciamento de casos em atendimento nas instituições. Foto: Cortesia

Profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira estiveram reunidos, nesta terça-feira (20), com equipes da unidade de saúde da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) para realizar um matriciamento de casos com atendimento em saúde mental em ambos os locais.

O objetivo do matriciamento consiste em produzir o cuidado em saúde, no qual equipes complementam suas atividades num processo de construção compartilhada, no intuito de tratar das dificuldades do indivíduo por meio de uma proposta de intervenção pedagógica e terapêutica conjunta.

A gerente do Capsi, Thyone Assunção, destacou a importância do matriciamento para promover o cuidado compartilhado entre as equipes, com o propósito de fomentar os direitos e a saúde mental dos adolescentes atendidos pela rede.

"Fazer o trabalho de matriciamento é muito importante, pois é um trabalho compartilhado. Temos adolescentes em adoecimento mental que são atendidos pelo Capsi, como também existes adolescentes privados de liberdade por terem cometido algum ato infracional, porém estão em sofrimento psíquico grave. Com isso, as equipes se unem para fazer dar o apoio matricional, a fim de que esse adolescente tenha todo o suporte em relação a saúde mental e outros direitos que possam ser identificados nesse matriciamento", afirma.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.