Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira realiza oficina de fotografia para adolescentes da unidade

Projeto "Luz Refletida" proporciona aos usuários o conhecimento de técnicas fotográficas, com finalidade terapêutica e ocupacional

Marília Ferreira/Ascom SMS 22/11/2022 às 16:00
Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira realiza oficina de fotografia para adolescentes da unidade
Oficinas estimulam a saúde mental e o aprendizado em técnicas de fotografia. Foto: Arquivo/Capsi

Buscando resgatar a autoestima e os vínculos interativos através da fotografia, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, por meio do Núcleo de Cultura em Saúde Mental, realizou nesta terça-feira (23), o projeto Luz Refletida. A ação, que ocorreu nas ruas do bairro Jaraguá, foi direcionada ao grupo de adolescentes assistidos pela unidade.

O objetivo da iniciativa é proporcionar aos usuários do Capsi o desenvolvimento do olhar artístico, da coordenação motora e possibilitar o aprendizado de técnicas fotográficas, com finalidade terapêutica e ocupacional, estimulando a melhoria de doenças como depressão e ansiedade.

Segundo a gerente do Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, Thyone Assunção, as oficinas do projeto estimulam tanto a saúde mental quanto a futura vida profissional dos adolescentes, que podem tomar gosto pela fotografia e, posteriormente, tornar essa prática uma profissão.

“Nas oficinas do projeto Luz Refletida, a oficineira trabalha técnicas de fotografia ao ar livre como foco, direcionamento e outras técnicas. Além disso, o projeto tanto envolve a questão terapêutica, resgatando a autoestima dos usuários e possibilitando o cuidado em saúde mental, como também possibilita uma futura inserção no mercado de trabalho na área de fotografia, quando eles tiverem maior de idade e, assim, quiserem seguir o caminho profissional pois já terão uma base”, destacou.  

Sobre o Capsi

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira atende crianças e adolescentes, de 5 a 18 anos, em sofrimento psíquico intenso, junto com seus familiares, focando no alívio do sofrimento, nas potencialidades e na qualidade de vida. Os Centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outras especialidades.

O serviço atende demandas como Transtorno do Espectro Autista (TEA), depressão, esquizofrenia, transtornos de conduta, transtorno de personalidade e sofrimento psíquico grave. As crianças e adolescentes podem ser encaminhados pelos serviços de saúde, escolas, conselhos tutelares, Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) e demanda espontânea.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.