Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira promove ações no Dia do Pediatra

Encontro buscou promover momentos de integração entre usuários, profissionais e familiares e discutir a importância desse profissional para o serviço

Ana Cecília da Silva - Ascom SMS 27/07/2022 às 14:44
Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira promove ações no Dia do Pediatra
Profissionais discutem a importância do pediatra no serviço. Foto: Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira

Em comemoração ao Dia do Pediatra, celebrado nesta quarta-feira (27), profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, localizado na Serraria, realizaram uma atividade junto aos profissionais da unidade, usuários e familiares para discutir sobre a importância da consulta pediátrica nos serviços de saúde mental voltados para crianças e adolescentes.

Segundo Thyone Assunção, gerente do Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, muitas pessoas ligam os cuidados com a saúde mental apenas aos psiquiatras e psicólogos, mas esquecem que o sucesso no tratamento dos usuários passa pela integralidade no cuidado com a saúde.

“A função do pediatra nesse cenário é analisar a saúde dessa criança e desse adolescente de maneira integral. Na maioria das vezes, por conta do transtorno apresentado, elas tem dificuldades com hábitos de higiene, saúde bucal, até mesmo de vacinação, já que os pais e responsáveis focam muito do tratamento psiquiátrico e esquecem que esse usuário precisam de cuidados integrais com sua saúde. Para uma saúde de qualidade, é preciso olhar todos esses aspectos e é justamente esse o papel do médico pediatra, que vai além da condição intrínseca à saúde mental”, explica a gerente.

Usuários e familaires participaram de um momento de teatro de fantoches. Foto: Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira
Usuários e familaires participaram de um momento de teatro de fantoches. Foto: Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira

A atividade contou com apresentações lúdicas, com teatro de fantoches, dinâmicas de grupo com a participação de Adriano Rolim, médico pediatra que atende no Capsi. O profissional interagiu com profissionais e familiares dos usuários, tirando as principais dúvidas das mães e da equipe sobre a importância dessa especialidade médica dentro do Capsi. Destacando a necessidade do cuidado compartilhado desse público infantojuvenil, que deve ser atendido não só pelo Capsi, mas por toda a rede da Atenção Básica.

Adriano Rolim, médico pediatra que atende no Capsi. Foto: Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira
Adriano Rolim, médico pediatra que atende no Capsi. Foto: Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira

Sobre o Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira atende crianças e adolescentes, de 5 a 18 anos, em sofrimento psíquico intenso, junto com seus familiares, focando no alívio do sofrimento, nas potencialidades e na qualidade de vida. Os Centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outras especialidades.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.