CAPS Noraci Pedrosa inicia ações do Setembro Amarelo com atividades durante todo o mês

Redação 08/09/2021 às 14:02
CAPS Noraci Pedrosa inicia ações do Setembro Amarelo com atividades durante todo o mês

Prevenção ao suicídio é tema relevante e precisa ser amplificado junto à população

O Centro de Atenção Psicossocial Noraci Pedrosa iniciou, nesta quarta-feira (8), as atividades em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O objetivo da ação foi promover conhecimento sobre o tema para os usuários e orientá-los sobre as formas de enfrentar problemas e desafios diários. O momento contou com a palestra da psicóloga Klaudiane Silva, que abordou ao tema de forma educativa, explicando quais as causas do suicídio, formas de prevenção e como aprender a lidar com o sofrimento.

Usuários do CAPS Noraci Pedrosa participaram da ação e tiraram as dúvidas sobre o tema. Foto: Marília Ferreira / Ascom SMS

“Nosso objetivo é trabalhar com os usuários a prevenção ao suicídio, que é um tema tabu na sociedade, e também fazê-los entender que os desafios fazem parte da vida. Com isso, queremos incentivá-los a aprender a lidar com esses desafios e, a partir disso, fortalecê-los para terem as ferramentas necessárias para lidar com as situações adversas”, explica Klaudiane Silva.

Ela também destaca que o suicídio pode acontecer com qualquer pessoa, independentemente de transtornos mentais. “O suicídio pode vir a acontecer com qualquer pessoa que, em algum momento da vida, se sinta sem saber o que fazer. Muitas pessoas podem associar o suicídio a quem têm depressão, mas precisamos desmistificar isso. A vontade de tirar a própria vida pode acontecer também com pessoas que não tenham nenhum transtorno mental, mas de repente perdeu um emprego, por exemplo, e não sabe mais o que fazer porque era o único fator de proteção para ela”, comenta.

A psicóloga Klaudiane Silva palestrou sobre a prevenção ao suicídio. Foto: Marília Ferreira / Ascom SMS

Para Rita Pedrosa, gerente do CAPS Noraci Pedrosa, o tema é muito importante e precisa ser abordado frequentemente. “Realizar ações como esta é muito importante porque nós primamos pelo cuidado à vida. A depressão e os demais transtornos mentais estão presentes em diversas pessoas e muitas delas tiram a própria vida. Por isso, falar sobre suicídio é algo que precisa ser diariamente, independentemente do mês”, ressalta.

Palestras e oficinas alusivas ao Setembro Amarelo continuarão acontecendo todas as quartas-feiras deste mês para os usuários do CAPS. A unidade também fará ação educativa e panfletagem nos pontos de vacinação do Jacintinho, Drive da Justiça Federal, Shopping Pátio e Maceió Shopping, nos dias 13, 20 e 27 (das 9h às 12h) e 09, 21 e 30 (de 14h às 17h).

Marília Ferreira / Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.