Caps Everaldo Moreira promove sensibilização sobre Setembro Amarelo na Praça do Centenário

Redação 20/09/2021 às 15:30
Caps Everaldo Moreira promove sensibilização sobre Setembro Amarelo na Praça do Centenário

Ação integra campanha de promoção à saúde mental, levando informações à população maceioense

As atividades em alusão ao Setembro Amarelo – mês dedicado à prevenção ao suicídio – continuam sendo realizadas em Maceió. Com o intuito de expandir o tema à população da capital, profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Outras Drogas (AD) Dr. Everaldo Moreira promoveram, na tarde desta segunda-feira (20), na Praça do Centenário, no bairro do Farol, ações voltadas à campanha.

Os profissionais entregaram panfletos informativos a pedestres, motoristas e motociclistas na Avenida Tomás Espíndola e na Avenida Moreira e Silva, para sensibilizar a população sobre a prevenção ao suicídio. A mobilização também contou com a presença dos profissionais do Consultório na Rua, do Batuque Mundaú e da artista Paty Maionese.

Equipe realizou a entrega de panfletos informativos sobre o tema. Foto: Ascom SMS

De acordo com Danielle Pacheco, gerente do Caps AD Everaldo Moreira, a ação possibilitou que a comunidade tivesse acesso às informações sobre o tema e sobre os serviços especializados do município. “Nós estamos trabalhando o tema lá no Caps AD, com os usuários e profissionais da unidade. Hoje, o nosso intuito foi trazer essa sensibilização do Setembro Amarelo para a comunidade. Por meio dessa panfletagem estamos levando informações sobre o suicídio, as formas de prevenção e quais os locais que a população pode ter acesso para buscar ajuda, que são os próprios Caps e outras redes de linha que funcionam aos finais de semana”, comenta.

Danielle Pacheco, gerente do Caps AD Everaldo Moreira. Foto: Ascom SMS

A gerente de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, Sheila Ferro, destaca que o acolhimento é essencial na vida de pessoas que passam pela depressão ou que estão pensando em tirar a própria vida.

“O suicídio é um ato de desespero em que o usuário não vê saída para os seus problemas. Por isso, é muito importante que os familiares e amigos que convivem com este usuário observem situações de isolamento social, bulliyng, questões de gênero e outros fatores. O momento é de acolher. Temos que acolher as dores, afirmar existências, valorizar encontros e vidas, fortalecer vínculos, conversar, escutar e acolher”, enfatiza Sheila.

Sheila Ferro, gerente de Atenção Psicossocial da SMS. Foto: Ascom SMS

Serviços especializados em Maceió

O município dispõe de serviços especializados voltados à saúde mental, nos quais a população pode ter acesso e buscar ajuda:

– Gerência de Atenção Psicossocial (Prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro) – (82) 3312-5466

– Caps Enfermeira Noraci Pedrosa (Jacintinho) – (82) 3312-5532

– Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho (Chã de Bebedouro) – (82) 3312-5521

– Caps AD. Dr. Everaldo Moreira (Farol) – (82) 3312-5517

– Caps Dr. Rostand Silvestre (Jatiúca) – (82) 3312-5500

– Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria) – (82) 3312-5540

Outros canais de atendimento

– Centro de Valorização a Vida (CCV) – Ligue 188

– Centro de Promoção à Saúde, Educação e Amor à Vida (Cavida) – 82 98879-2710 / 99941-0326 e 98891-0820.

Marília Ferreira / Ascom SMS

Fotos: Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.