Capacitação de boas práticas é realizada pela Vigilância Sanitária para o segmento de avícolas

Redação 03/09/2021 às 11:30
Capacitação de boas práticas é realizada pela Vigilância Sanitária para o segmento de avícolas

Ação leva orientação educativa sobre normas sanitárias, armazenamento e comercialização de alimentos aos comerciantes

Promover boas práticas de produção e armazenamento de produtos alimentícios é o objetivo da capacitação educativa que está sendo realizada, desde a semana passada, pela Vigilância Sanitária de Maceió. A ação é voltada para representantes do segmento de avícolas da capital. Na última quarta-feira (1), profissionais de avícolas dos bairros Graciliano Ramos e Village Campestre participaram da capacitação.

Nesta sexta-feira (3), a capacitação foi destinada para os representantes de avícolas situadas no Poço, Pajuçara e Jatiúca; e também para chefes de cozinhas de trinta hotéis de Maceió, que contará com a instrução de nutricionistas. Comerciantes e produtores de alimentos do Mercado da Produção, Jacintinho, Tabuleiro do Martins, Benedito Bentes, Graciliano Ramos, Village Campestre, Eustáquio Gomes e Santos Dumont já participaram da capacitação.

Capacitação promove boas práticas de manejo alimentício e orientações sobre normas sanitárias. Foto: Visa de Maceió

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, os representantes de avícolas precisam buscar melhorias no ambiente de trabalho para proporcionar um produto de qualidade para o consumo humano.

“A capacitação de boas práticas tem o intuito de educar os comerciantes e incentivá-los a oferecer um melhor ambiente para a comercialização de seus produtos. É necessário que eles proporcionem um espaço físico adequado, bem higienizado e sempre busquem fazer um melhor atendimento ao consumidor. Em consequência disso, eles oferecerão um produto de qualidade para os clientes”, afirma o coordenador.

Airton Santos, coordenador da Vigilância Sanitária. Foto: Visa de Maceió

Airton Santos ainda destaca que é o curso também busca orientar os comerciantes para as devidas adequações às normas sanitárias da Vigilância. “Durante a capacitação estamos falamos sobre alvará sanitário e a importância dos comerciantes executarem boas práticas de manipulação de alimentos, práticas seguras de manejo e conservação de alimentos, orientando os comerciantes sobre o prazo de validade. Com isso, nosso objetivo também é garantir que eles comercializem um produto em boas condições de consumo, se adequando às normas sanitárias”, enfatiza.

Na próxima semana, a Vigilância Sanitária dará continuidade à capacitação no segmento de avícolas e também promoverá o curso para o segmento de frigoríficos.

Marília Ferreira / Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.