Capacitação aborda sistemas de informações do Programa Nacional de Imunizações

Curso visa oportunizar atualização aos mais de 300 profissionais de saúde que atuam nas salas de vacina da capital

Marília Ferreira/Ascom SMS 24/10/2022 às 13:56
Capacitação aborda sistemas de informações do Programa Nacional de Imunizações
Capacitação encerra no dia 10 de novembro. Foto: PNI

A Gerência de Imunização de Maceió, em parceria com o Centro Universitário Cesmac, iniciou, na última terça-feira (18), uma capacitação integrada dos Sistemas de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI e e-SUS) para as Unidades de Saúde, policlínicas e maternidades de Maceió.  O curso, que ocorre durante 10 dias nos meses de outubro e novembro, será concluído no dia 10 de novembro. 

A capacitação visa oportunizar a mais de 300 profissionais de saúde (auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros) que atuam nas  salas de vacina de Maceió uma atualização sobre os sistemas de informações do Ministério da Saúde, disponíveis no serviço de vacinação (SI-PNI e e-SUS), proporcionando melhor qualificação do registro das informações na sala de vacina, além da análise das coberturas vacinais. 

“Está sendo uma ótima oportunidade para nós, profissionais de saúde, que atuamos nas salas de vacina da capital. Essa atualização está nos proporcionando mais conhecimento sobre o registro das informações e coberturas vacinais, a fim de otimizar o serviço de imunização à população”, comenta a enfermeira da Gerência de Imunização de Maceió, Sandra Ferreira.

Sistemas de Informações do PNI

O SI-PNI é o Sistema padrão do Programa Nacional de Imunizações e está estruturado em módulos numa única base de dados, no qual cada módulo contempla um conjunto de dados relativos a uma parte do processo de registro das ações de vacinação e, quando integrados, proporcionam a capacidade de processamento de informações de relevância, aos usuários do Sistema e ao PNI, tais como cobertura vacinal, registro de perdas de imunobiológicos, etc. 

O objetivo fundamental do SI-PNI é possibilitar aos gestores envolvidos no programa uma avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunobiológicos aplicados e do quantitativo populacional vacinado, que são agregados por faixa etária, em determinado período de tempo, em uma área geográfica.

Por outro lado, possibilita também o controle do estoque de imunobiológicos necessário aos administradores que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição. 

Sobre o e-SUS

Já o e-SUS é uma estratégia do Ministério da Saúde para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

A estratégia e-SUS APS inclui, além dos sistemas de Coleta de Dados Simplificada (CDS) e Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), a possibilidade de integração com sistemas já existentes.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.