Capacitação aborda noções básicas de assistência à pessoa com obstrução intestinal

Com o conhecimento, profissionais vão orientar pacientes que farão uso de bolsa de colostomia, após cirurgia no intestino ou aparelhos digestivo e urinário

Nesttor Netto/Ascom SMS 14/11/2023 às 15:38
Capacitação aborda noções básicas de assistência à pessoa com obstrução intestinal
Evento visa qualificar profissionais da saúde de Maceió. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta terça-feira (14), uma capacitação sobre noções básicas de assistência à pessoa com estomia (obstrução intestinal, lesão no sistema digestivo ou urinário).

O evento ocorreu no auditório do Centro Universitário de Maceió (Unima), localizado em Cruz das Almas, sendo direcionado a enfermeiros e técnicos de enfermagem do Município, que atuam com pacientes que precisam passar pelo procedimento e necessitam da  inserção e utilização da bolsa de colostomia.

A iniciativa foi organizada pelo setor de Órtese e Prótese do Pam Salgadinho, que é responsável pela dispensação de bolsas de colostomia e outros insumos, além de realizar acompanhamento com usuários de Maceió e de outros municípios alagoano. O encontro teve o intuito de atualizar e capacitar os profissionais que atuam na área e no acompanhamento dos pacientes.

Coordenadora do setor de órtese e prótese do Pam Salgadinho. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Coordenadora do setor de órtese e prótese do Pam Salgadinho. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Segundo Nathália Holanda, coordenadora do setor de Órtese e Prótese,  a equipe de saúde que presta atendimento exclusivo a pacientes com estomia precisa estar preparada, de modo a orientar e acompanhar as pessoas acometidas pela condição, por isso a capacitação foi realizada, para atualizar e qualificar os profissionais referente ao manejo.

“Estamos promovendo, junto aos enfermeiros, o conhecimento do manuseio básico adequado à pessoa com estomia, pois, muitas vezes, não há essa prática nos hospitais. Os pacientes precisam ser acolhidos e orientados sobre a pré e pós inserção da bolsa. E o primeiro cuidado é realizado logo ao sair do hospital, com o atendimento inicial no Centro Especializado em Reabilitação (CER) III, no bloco O, do Pam Salgadinho. É lá que, além do atendimento, é feita a dispensação de bolsas de colostomia”, informa.

Palestra sobre aspectos técnicos dos estomas. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Palestra sobre aspectos técnicos dos estomas. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

O evento contou com palestras explicativas e expositivas. Nas apresentações, informações sobre o CER  III e o setor de Órtese e Prótese, os aspectos técnicos dos estomas, uso dos dispositivos e as complicações, participação ativa para tirar dúvidas, perfil corporal, o uso de algoritmo como importante ferramenta no cuidado à pessoa com estomia e complexidade macia. Foi instalado no local, ainda, um estande com os insumos utilizados.

Anne Karolyne, enfermeira da URS Maria Conceição Fonseca Paranhos. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Anne Karolyne, enfermeira da URS Maria Conceição Fonseca Paranhos. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Anne Karolyne, enfermeira da Unidade de Referência em Saúde (URS) Maria Conceição Fonseca Paranhos, que fica situada no bairro Jacarecica, participou da capacitação e ressaltou a importância das orientações para os profissionais que estão na ponta da assistência à população.

“É fundamental que tenhamos acesso a conteúdo como esse, não só para aperfeiçoar a formação do profissional, mas principalmente, para promover melhorias no atendimento de saúde à população, pois a atualização é sempre necessária, para que o profissional atenda aos usuários com qualidade. Conhecimento gera empoderamento ao profissional e satisfação para a população”, destacou a participante.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.