Capacitação aborda noções básicas de assistência à pessoa com obstrução intestinal
Com o conhecimento, profissionais vão orientar pacientes que farão uso de bolsa de colostomia, após cirurgia no intestino ou aparelhos digestivo e urinário
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta terça-feira (14), uma capacitação sobre noções básicas de assistência à pessoa com estomia (obstrução intestinal, lesão no sistema digestivo ou urinário).
O evento ocorreu no auditório do Centro Universitário de Maceió (Unima), localizado em Cruz das Almas, sendo direcionado a enfermeiros e técnicos de enfermagem do Município, que atuam com pacientes que precisam passar pelo procedimento e necessitam da inserção e utilização da bolsa de colostomia.
A iniciativa foi organizada pelo setor de Órtese e Prótese do Pam Salgadinho, que é responsável pela dispensação de bolsas de colostomia e outros insumos, além de realizar acompanhamento com usuários de Maceió e de outros municípios alagoano. O encontro teve o intuito de atualizar e capacitar os profissionais que atuam na área e no acompanhamento dos pacientes.
Segundo Nathália Holanda, coordenadora do setor de Órtese e Prótese, a equipe de saúde que presta atendimento exclusivo a pacientes com estomia precisa estar preparada, de modo a orientar e acompanhar as pessoas acometidas pela condição, por isso a capacitação foi realizada, para atualizar e qualificar os profissionais referente ao manejo.
“Estamos promovendo, junto aos enfermeiros, o conhecimento do manuseio básico adequado à pessoa com estomia, pois, muitas vezes, não há essa prática nos hospitais. Os pacientes precisam ser acolhidos e orientados sobre a pré e pós inserção da bolsa. E o primeiro cuidado é realizado logo ao sair do hospital, com o atendimento inicial no Centro Especializado em Reabilitação (CER) III, no bloco O, do Pam Salgadinho. É lá que, além do atendimento, é feita a dispensação de bolsas de colostomia”, informa.
O evento contou com palestras explicativas e expositivas. Nas apresentações, informações sobre o CER III e o setor de Órtese e Prótese, os aspectos técnicos dos estomas, uso dos dispositivos e as complicações, participação ativa para tirar dúvidas, perfil corporal, o uso de algoritmo como importante ferramenta no cuidado à pessoa com estomia e complexidade macia. Foi instalado no local, ainda, um estande com os insumos utilizados.
Anne Karolyne, enfermeira da Unidade de Referência em Saúde (URS) Maria Conceição Fonseca Paranhos, que fica situada no bairro Jacarecica, participou da capacitação e ressaltou a importância das orientações para os profissionais que estão na ponta da assistência à população.
“É fundamental que tenhamos acesso a conteúdo como esse, não só para aperfeiçoar a formação do profissional, mas principalmente, para promover melhorias no atendimento de saúde à população, pois a atualização é sempre necessária, para que o profissional atenda aos usuários com qualidade. Conhecimento gera empoderamento ao profissional e satisfação para a população”, destacou a participante.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.