Campanha Novembro Azul reforça cuidado integral com a saúde do homem em Maceió

Ações com unidades de saúde visam aproximar população masculina dos serviços de saúde

Cássia Oliveira / Ascom SMS 09/11/2022 às 08:59
Campanha Novembro Azul reforça cuidado integral com a saúde do homem em Maceió

Criada com o objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata, a campanha Novembro Azul terá, nas unidades de saúde de Maceió, todo o suporte para que as ações a serem realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levem a assistência adequada aos usuários do SUS.

Além dessa temática principal das atividades da campanha, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) do Ministério da Saúde, no entanto, procura também intensificar neste período, na Atenção Básica, as atividades direcionadas à integralidade da saúde. Desenvolvidas junto aos homens na faixa etária dos 20 aos 59 anos, visando a prevenção de outras doenças prevalentes na população masculina.

Nesse sentido, o Programa de Atenção à Saúde do Homem da SMS, estará desenvolvendo uma série de atividades. Desde o início do mês, as equipes do Projeto Saúde da Gente, têm atuado com atendimento de enfermagem, nutricionista e fisioterapeuta focadas no público masculino, como carro-chefe da frente de Saúde nas Grotas.

“O direcionamento é assegurar um cuidado integral àquele homem que precisa dos serviços de saúde e que pode ser afetado por outras enfermidades, como a obesidade e a hipertensão, que também vem afetando o bem-estar e a qualidade de vida do alagoano, gerando consequências graves como o infarto e o AVC”, afirma a coordenadora do Programa, Camila Calaça.

A Coordenação Nacional de Saúde do Homem, do Ministério da Saúde, vai participar da programação em Maceió em duas oportunidades. No dia 16, com o Dia D da campanha, na Unidade de Referência em Saúde (URS) Jorge Duarte Quintela Cavalcante, no bairro Graciliano Ramos, onde serão disponibilizadas palestras educativas, consultas médicas, orientação com psicólogos e marcação de exames, além da abordagem educativa sobre violência.

E num segundo momento, com a participação da técnica Julianna Takarabe, que estará na capital alagoana para capacitar os profissionais de saúde do Município sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). A atividade será realizada no dia 17 de novembro, no auditório da SMS.

Campanha é representada pelo laço azul. Foto: Ministério da Saúde
Campanha é representada pelo laço azul. Foto: Ministério da Saúde

As demais unidades de saúde também estão realizando, durante todo o mês, ações junto aos usuários. Consultas com clínicos e urologistas e de exames preventivos e esclarecimentos acerca da diferença entre rastreio e detecção precoce do câncer de próstata, além de testagens rápidas para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) fazem parte das atividades.

Na unidade de referência para especialidades médicas, o PAM Salgadinho, também realiza, no dia 24, um Dia D da ação, com a oferta de testes rápidos para HIV, Hepatites B e C e Sífilis, no bloco I; ultrassonografias do abdômen e prostáticas, além de peniscopia; consultas com angiologista e geriatra; atendimento odontológico, exames laboratoriais e palestras educativas.

“Neste período, também estaremos intensificando o atendimento na parte alta da cidade. Na Unidade de Referência (URS) Ib Gatto Falcão, no Tabuleiro, nossos usuários terão à disposição 12 consultas a mais por semana com o médico urologista, além do atendimento normal. E nas unidades contempladas com o horário estendido do Corujão da Saúde, o atendimento, na semana de 21 a 25 deste mês, será prioritário para a população masculina”, frisou Camila Calaça.

A equipe do Programa fará ainda palestras externas ao ambiente de saúde. No dia 21, a apresentação de informações sobre os cuidados preventivos voltados à saúde do homem e sobre os serviços disponibilizados pelo município será feita na Associação dos Hemofílicos. O mesmo conteúdo também será abordado no dia 28, no Centro Especializado em Reabilitação IV, encerrando as atividades do mês.

Novembro Azul

A prevenção ao câncer de próstata é o principal objetivo do Novembro Azul, uma campanha de conscientização que nasceu na Austrália em 2003 e chegou com força ao Brasil em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia.

As ações desenvolvidas ao longo do mês de novembro pretendem aumentar a conscientização sobre o câncer de próstata, que é a segunda causa que mais gera mortes entre os homens, ocorrendo anualmente, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em mais de 1,3 milhão de homens em todo o planeta.

Campanha Novembro Azul reforça cuidado integral com a saúde do homem em Maceió
SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.