Campanha Novembro Azul intensifica cuidado integral à saúde do homem
Ações ao longo do mês visam incentivar o público masculino a realizar exames preventivos contra o câncer de próstata e adotar hábitos de vida mais saudáveis
Com o intuito de promover a saúde do homem, incentivando o cuidado preventivo e a busca por serviços de saúde de forma regular, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa de Atenção à Saúde Integral do Homem, dá início às ações da campanha Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem e à prevenção ao câncer de próstata.
Neste ano de 2025, o tema proposto pelo Ministério da Saúde para ser trabalhado nas Unidades de Saúde é “Atenção Primária e a Prevenção de Violências e Acidentes com Homens”, no qual reforça a importância de uma abordagem ampliada, que considera não apenas o aspecto físico, mas também os determinantes sociais, emocionais e comportamentais que impactam a saúde masculina.
“Queremos proporcionar um cuidado integral ao público masculino que necessita dos serviços de saúde. E as unidades de saúde são fundamentais para garantir essa assistência e cuidado por meio de atendimentos, ações educativas, rodas de conversa e outras estratégias que fortaleçam o vínculo dos homens com a Atenção Primária à Saúde, estimulando o autocuidado e a prevenção”, destaca Camila Calaça, responsável técnica pelo Programa de Saúde do Homem.
Ainda segundo Calaça, durante todo o mês de novembro, as Unidades de Saúde irão trabalhar a temática da campanha em suas atividades e todas as 24 unidades de saúde do Corujão irão priorizar o atendimento masculino.
Além das unidades, o Novembro Azul será abordado em diversos outros lugares da capital alagoana, onde os profissionais da SMS levarão serviços de saúde como palestras educativas, atualização calendário vacinal, teste rápido de HIV/Aids e Sífilis, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, ventosaterapia, e orientações nutricional e bucal.
Sobre a campanha
A campanha Novembro Azul ganha destaque em todo o mundo, chamando a atenção para os cuidados com a saúde do homem e, especialmente, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Apesar dos avanços na medicina, essa ainda é uma doença que preocupa. No Brasil, os números são expressivos. O Instituto Nacional de Câncer(INCA) estima que, no triênio 2023-2025, surjam 71.730 novos casos por ano, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos para cada 100 mil homens. Trata-se do câncer mais incidente na população masculina, excluindo os tumores de pele não melanoma, e também o segundo que mais mata homens no país.
As ações desenvolvidas ao longo do mês de novembro pretendem aumentar a conscientização sobre o câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce da doença, que é o segundo tipo mais comum na população masculina do Brasil. A estimativa é de 15 mil mortes anuais decorrentes da doença, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer.
Confira abaixo a programação em Maceió:
10/11 - Ação de Saúde no galpão do Aterro Sanitário;
11/11 - Palestra no Centro POP 2;
12/11 - Palestra no Centro POP 3;
17/11 - Palestra para os estudantes do Colégio Cid System;
18/11 - Ação de Saúde no Palácio de Ranquines;
19/11 - Ação de Saúde no Palácio de Ranquines e palestra UDA UNCISAL;
24/11 - Palestra no Parque da Mulher (Jatiúca);
25/11 - Palestra na Pestalozzi de Maceió.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.