Campanha encerra atividades com mobilização de unidades de saúde de Maceió

Ações intensificaram importância da amamentação e cuidados com a saúde de mães e bebês

Cássia Oliveira/Ascom SMS 01/09/2023 às 12:03
Campanha encerra atividades com mobilização de unidades de saúde de Maceió
Ação de aleitamento materno leva informações e atividades lúdicas para unidades de saúde. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

No mês definido para a intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, com a campanha Agosto Dourado – encerrada na última quinta-feira (31) – as unidades de saúde de Maceió ampliaram suas ações de rotina, garantindo a mobilização de gestantes e puérperas nos cuidados adequados com a alimentação de seus bebês.

Na Unidade Básica de Saúde Jorge Duarte Quintela Cavalcante, localizada no Graciliano Ramos, na Cidade Universitária, parte da equipe de profissionais – o ginecologista Oswaldo Gomes, as enfermeiras Juliana Bezerra, Rhaylanne Holanda e Tamara Mirts, a psicóloga Andressa Vivian e o técnico em enfermagem Cícero Passos – trabalhou no compartilhamento de informações e orientações alusivas ao tema, promovendo novas ações para estreitar os vínculos com a comunidade atendida no local.

“Realizamos ações de boas-vindas para nossas usuárias, com palestras educativas alusivas ao tema da campanha e cuidados de prevenção ao adoecimento, práticas demonstrativas sobre o aleitamento materno e oficina de arte e pintura de barrigas, com o desfile das gestantes, possibilitando um momento de atenção e prevenção à saúde junto a essas mulheres e a toda a comunidade”, ressaltou a gerente administrativa da unidade, Simony Gomes.

USF Durval Cortez

A Unidade de Saúde da Família (USF) Durval Cortez, situada no Prado, também utilizou ações lúdicas e de orientação para conscientizar as usuárias sobre a importância do aleitamento para a saúde da mãe e da criança. Além de levar as participantes do grupo de gestantes para uma sessão fotográfica no Marco dos Corais, distribuir fraldas e kits de higiene, as equipes da Estratégia Saúde da Família abordaram temas alusivos à campanha e esclareceram muitas dúvidas sobre alimentação e amamentação.

“Em parceria com a Coordenação de Saúde da Criança, nossa equipe – as enfermeiras Maria José e Tâmara, e a residente Bruna, além dos demais servidores que atuam no acolhimento das usuárias – trouxe uma nutricionista para conversar com gestantes e puérperas, tanto quanto ao aleitamento e à primeira mamada, quanto à sua própria alimentação, especialmente junto às mães de primeira viagem, com tudo o que elas precisam para garantir a saúde dos seus bebês”, destacou a gerente da unidade, Patrícia Marques.

UBS Tereza Barbosa

Também na Unidade Básica de Saúde (UBS) Tereza Barbosa, localizada no Eustáquio Gomes, na Cidade Universitária, foi feita a seleção de sete puérperas lactantes, que fizeram o pré-natal na unidade e estão amamentando seus bebês, para fazer um book fotográfico, realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc). E para incluir o maior número de usuárias na ação, as atividades foram realizadas pela manhã e no horário estendido do Corujão da Saúde.

“Nesses dois momentos, nossa equipe – a médica Silene Cavalcante, as enfermeiras Francineide de Assis e Luciene Simões, e a nutricionista Josiana Saraiva – trabalhou com abordagens sobre os benefícios do aleitamento materno, os cuidados com a mãe e o bebê nesse período do puerpério e sobre o processo desse momento pós-parto. Ao final, houve a distribuição de brindes e um lanche coletivo, fazendo do cuidado uma grande confraternização”, frisou a gerente administrativa Michelle Gama.

USF Carla Nogueira

Palestras e dinâmicas também estiveram no foco das atividades realizadas pela USF Carla Nogueira, situada no Conjunto Moacir Andrade, no Benedito Bentes, onde as usuárias contaram com as orientações da médica clínica Gabriela Rocha e da ginecologista Jessy Sampaio. Nesta última semana de intensificação do Agosto Dourado, ao atendimento no pré-natal contou com muita orientação, voltadas à alimentação das futuras mamães, a proteção do bico nas mamadas para evitar as rachaduras e a prevenção do engasgo nos bebês.

UBS Tereza Holanda Costa

Encerrando o mês dedicado à importância do aleitamento materno, a Unidade Básica de Saúde Tereza Holanda Costa também mobilizou as usuárias da região do Ouro Preto com palestras e dinâmicas voltadas ao tema. A pintura da barriga foi uma atração à parte, dando um tom lúdico à atividade, que contou ainda com a distribuição simbólica de brindes e fraldas, reforçando o acolhimento que já é feio pela equipe do local.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.