Campanha de vacinação contra Influenza segue para o público-alvo em Maceió

Capital continua com a imunização por causa da baixa adesão dos grupos prioritários à campanha

Marília Ferreira/Ascom SMS 23/06/2022 às 12:02
Campanha de vacinação contra Influenza segue para o público-alvo em Maceió
A meta é atingir 90% de cobertura vacinal em cada grupo prioritário. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

O Ministério da Saúde prorrogou, até esta sexta-feira (24), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A imunização nos grupos prioritários iria terminar no dia 3 de junho, mas, por conta da baixa procura, foi adiada. No entanto, a Saúde de Maceió segue com imunização para o público-alvo. A decisão é resultado da baixa adesão dos maceioenses à campanha.

A Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação e orienta o público-alvo da campanha, que ainda não se vacinou, a procurar uma unidade de saúde e garantir a imunização.

“A campanha de vacinação contra a Influenza está sendo disponibilizada para o público-alvo desde o mês de abril. Vale lembrar que essa vacina é reformulada anualmente, então a vacina do ano passado não é a mesma deste ano. Existem cepas que foram introduzidas na vacina, a exemplo da H3N2. Então, as pessoas que se enquadram nos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde precisam sim buscar essa imunização.vJá a vacina contra o sarampo não foi prorrogada, mas permanece no calendário de rotina das unidades de saúde”, enfatiza a enfermeira da Gerência de Imunização de Maceió, Camila Peixoto.

Camila Peixoto, enfermeira da Gerência de Imunização de Maceió. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió
Camila Peixoto, enfermeira da Gerência de Imunização de Maceió. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Quem deve se vacinar?

Influenza - Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), idosos, gestantes, puérperas, professores, profissionais da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas, além da população privada de liberdade.

Dados 

De acordo com o último levantamento da Gerência de Imunização, de 58.928 crianças de 6 meses a menores de 5 anos, apenas 28,42% foram imunizadas. Gestantes e puérperas estão com 28,72% e 17,63%, respectivamente, das mulheres vacinadas. Dos idosos, que correspondem a 124.338 pessoas, somente 44,80% receberam a dose contra a gripe. Já dos trabalhadores da saúde, 60,25% foram imunizados contra a Influenza.

Campanha de vacinação contra Influenza e Sarampo segue para o público-alvo em Maceió
SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.