Campanha de prevenção ao HIV/Aids movimenta unidades de saúde em Maceió

Ações visam sensibilizar usuários para conscientização e importância do diagnóstico precoce

Cássia Oliveira/Ascom SMS 14/12/2022 às 16:35
Campanha de prevenção ao HIV/Aids movimenta unidades de saúde em Maceió
Técnica da Gerência, Tereza Carvalho estende ações de prevenção a empresas. Foto: Gerência de IST/HIV/Aids/HV

Profissionais das unidades de saúde do Município e equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) na Atenção Primária têm seguido, empenhados, durante todo este mês, na sensibilização e conscientização alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra o HIV e a Aids, que é celebrado no dia 1º de dezembro.

As ações integram a mobilização nacional do Dezembro Vermelho, coordenada, no âmbito municipal, pela Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, e reforçam as medidas preventivas contra o vírus HIV e a Aids, a exemplo do incentivo ao diagnóstico precoce.

“O Dezembro Vermelho é o ponto alto das ações que realizamos durante todo o ano, e que visam despertar na população a necessidade de uma atenção permanente em relação às medidas preventivas contra a doença e outras infecções sexualmente transmissíveis”, afirma a assistente social e técnica da Gerência, Tereza Carvalho.

Dezembro Vermelho em empresas e instituições 

Para atualizar os conhecimentos e as orientações previstas na campanha, a equipe da Gerência também tem expandido suas ações. Nesta terça-feira (13), as técnicas realizaram atividades de prevenção em locais de trabalho além da SMS.

O primeiro local visitado foi a empresa Previda, onde houve a promoção de uma roda de conversa e distribuição de preservativos masculinos e femininos. Na segunda iniciativa, a equipe esteve reunida com profissionais da maternidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), onde foi desenvolvida  a ação socioeducativa “Prevenção é um ato de coragem” junto aos profissionais da enfermaria do método Canguru, abordando a prevenção ao HIV/Aids.

Campanha nas unidades

Nas unidades de saúde, o atendimento diário aos usuários tem sido uma grande oportunidade para que as equipes possam trabalhar ações educativas e de orientação, com a realização de palestras e distribuição de material informativo e preservativos.

Durante toda esta semana, a equipe NASF/AP 9, percorreu as unidades de sua área de atuação - o IV Distrito Sanitário - fortalecendo o trabalho de prevenção definido pela campanha.  

O trabalho de sensibilização - iniciado na segunda-feira (12), com palestra em sala de espera, distribuição de informativo com orientações e de preservativos masculinos e femininos, na Unidade de Saúde da Família (USF) Cláudio Medeiros (Rio Novo) - teve continuidade na terça, na USF Edvaldo Silva (Fernão Velho) e seguiu, nesta quarta-feira (14), ainda nesta unidade - com a Roda de Conversa sobre o tema "Uma luta positiva no Dezembro Vermelho” e palestra sobre prevenção ao HIV/Aids - e na USF José Bernardes (ABC). Na quinta (15) será a vez da equipe do Nasf levar as orientações aos usuários da USF João Sampaio.

“Seguimos dando nossa contribuição, nas unidades de saúde, ao trabalho de prevenção junto aos usuários, fortalecendo as ações das coordenações na assistência em saúde para a população do Município”, frisou a assistente social da equipe NASF/AP 9, Micheline Costa.

Na USF São Jorge, os profissionais de saúde também estão mobilizados em torno da campanha do Dezembro Vermelho. Nesta quarta-feira, a equipe de enfermagem apresentou aos usuários, em sala de espera, orientações sobre HIV/Aids e formas de prevenção. Ao final, também houve a distribuição de preservativos.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.