Campanha de Combate à Tuberculose intensifica prevenção à doença em Maceió

Ações serão desenvolvidas por unidades de saúde a partir da segunda-feira (21)

Cássia Oliveira/Ascom SMS 18/03/2022 às 14:39
Campanha de Combate à Tuberculose intensifica prevenção à doença em Maceió
Prevenção à tuberculose será intensificada na segunda-feira (21) nas unidades de saúde. Foto: Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dá início na próxima segunda-feira (21) à Campanha de Combate à Tuberculose. Alusiva à celebração do dia mundial de combate à doença – em 24 de março – a ação objetiva reforçar a prevenção e a importância do diagnóstico, estimulando a adesão e permanência no tratamento.

As ações da campanha serão realizadas no período de 21 a 25 de março e ficarão centralizadas nas unidades de saúde, que foram mobilizadas para promover palestras em salas de espera. Nestas, os profissionais de saúde terão a oportunidade de debater com usuários vários temas relacionados à doença e intensificar as orientações para garantir o tratamento adequado a esses casos.

“Nossa meta é, principalmente, reforçar o alerta sobre a doença junto à população. Mas estaremos empenhados também em fazer a busca ativa de pacientes, tanto para detectar casos novos quanto para recuperar quem deixou de seguir o tratamento”, afirmou a coordenadora do programa, Tatiana Almeida do Nascimento.

Coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Tatiana Almeida do Nascimento. Foto: Ascom SMS
Coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Tatiana Almeida do Nascimento. Foto: Ascom SMS

Segundo a coordenação do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, essas atividades são desenvolvidas de forma rotineira pelas unidades de saúde, mas costumam ser intensificadas em períodos de mobilização, como agora. Ainda assim, a série histórica 2017/2021 da frequência de casos em Maceió, aponta a notificação de uma média de cerca de 500 novos casos da doença por ano na capital alagoana.

Outro fator que chama a atenção da coordenação é o percentual de pessoas que abandonam o tratamento, que chega a 14% dos pacientes diagnosticados. O percentual é considerado preocupante, principalmente, porque os usuários que reforçam esses registros normalmente são pacientes em situação de vulnerabilidade social, como usuários de drogas e/ou álcool, pacientes psiquiátricos, soropositivos e pessoas com condições de vida bastante precárias, o que se torna um grande complicador para a continuidade do tratamento.

Tatiana Nascimento destaca que o diagnóstico e tratamento têm acesso facilitado para os usuários em todas as unidades de saúde do município, que têm, no II Centro de Saúde da Praça da Maravilha, a estrutura de referência para casos específicos e que precisam de direcionamentos especializados de tratamento, realizado gratuitamente na rede pública pelo prazo mínimo de seis meses.

A doença

A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa. Ao espirrar, tossir ou falar, o doente com tuberculose nos pulmões espalha no ar as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas. Compartilhar talheres, copos, toalhas ou banheiros não transmite tuberculose. Beijos e abraços também não. Ambientes fechados e mal ventilados favorecem a transmissão da doença. Luz solar e ventilação ajudam a prevenir. A vacina BCG, recomendada para menores de um ano, só protege as crianças contra as formas mais graves da doença. É importante prevenir para reduzir a chance de contaminação do ar.

A data

O dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.