Call Center das Arboviroses passa a atender pessoas com suspeita de Monkeypox

Serviço funciona por meio do número 156 - opção 5, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 23/09/2022 às 14:34
Call Center das Arboviroses passa a atender pessoas com suspeita de Monkeypox
Call Center da Arbobiroses funciona no 156. Foto: reprodução Internet

A Saúde de Maceió segue com o funcionamento do Call Center de Arboviroses, que, além de atender maceioenses acometidos por doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti- dengue, chikungunya e zika - agora também presta assistência a pessoas com suspeita de Monkeypox – zoonose viral causadora da Varíola dos Macacos.

Por meio da ferramenta, maceioenses conseguem tirar dúvidas e receber o devido direcionamento de acordo com o estágio e características da enfermidade adquirida. O atendimento é realizado  por profissionais da Saúde municipal, por meio do número 156- opção 5, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Durante o atendimento, o usuário responde uma série de perguntas para que os profissionais identifiquem a possível enfermidade e encaminhem adequadamente os usuários para os serviços disponíveis no Município.

A coordenadora da Atenção Especializada da Saúde, Sandra Torres, reforçou a importância da ampliação do serviço no atual cenário epidemiológico em que Maceió se encontra.

“O Call Center das Arboviroses vem sendo de grande importância para os maceioenses desde que iniciamos os atendimentos - em junho deste ano – e, por esse motivo, resolvemos ampliar o atendimento para pessoas acometidas pela Varíola dos Macacos. Por meio do canal, nossos profissionais vêm conseguindo detectar e orientar os usuários de forma satisfatória e isso tem feito muita diferença na condução dos casos que chegam até nós”, destacou.

A coordenadora lembrou, ainda, que o serviço beneficia duplamente a população porque, além de ofertar atendimento aos maceioenses acometidos pelas enfermidades, também funciona como banco de dados para aperfeiçoar as ações de combate à disseminação das doenças.

“À medida em que vamos prestando assistência aos maceioenses, também estamos catalogando os dados do atendimento, que já estão servindo como base para a criação de ações ainda mais eficazes de combate a essas doenças”, explicou.  

Aedes aegypti e Monkeypox em Maceió

O Boletim Epidemiológico Arboviroses: Dengue, Chikungunya e Zika - Semana Epidemiológica 36/2022, da Secretaria de Saúde de Maceió, indicou aumento considerável do número de notificações das três doenças em relação ao mesmo período de 2021.

De acordo com o documento, Maceió apresentou um crescimento de 370,90% nas notificações de casos de dengue, 3988,03% de Chikungunya e 108,62% de Zika vírus.

Com relação ao vírus Monkeypox, dados registrados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) de Maceió já detectam 9 casos confirmados na capital alagoana.

Os pacientes não necessitaram de internação hospitalar e permanecem em investigação e isolamento domiciliar, com monitoramento das equipes do CIEVS e da Vigilância Epidemiológica do Município.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.