Caderneta da Criança volta a ser distribuída na rede pública de Saúde de Maceió

Iniciativa da Prefeitura foi autorizada pelo Ministério da Saúde para assegurar ferramenta de acompanhamento do desenvolvimento infantil

Cássia Oliveira/Ascom SMS 22/04/2022 às 16:00
Caderneta da Criança volta a ser distribuída na rede pública de Saúde de Maceió
Distribuição de Cadernetas da Criança será organizada a partir desta segunda (25). Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está retomando a distribuição de Cadernetas da Criança. O documento é o principal instrumento dos profissionais de saúde da Atenção Primária para acompanhar o crescimento e desenvolvimento de crianças, do nascimento até os nove anos, garantindo o direito à assistência em saúde para esse público-alvo.

Autorizada e apoiada pelo Ministério da Saúde, que repassou à SMS todo o layout e conteúdo da caderneta oficial distribuída para todo o País, a iniciativa inovadora do Município foi adotada para atualizar sua distribuição para as crianças maceioenses que ainda não têm o documento.

“A Caderneta da Criança é um documento essencial para o acompanhamento da saúde dos nossos pequenos maceioenses, onde ficam registrados todos os procedimentos realizados, do nascimento à pré-adolescência. Por isso, mobilizamos recursos próprios e somamos esforços junto ao Ministério para garantir que essas informações sejam armazenadas adequadamente”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes.

Secretária de Saúde Maceió, Célia Fernandes, destaca importância da caderneta. Foto: Arquivo/Ascom SMS
Secretária de Saúde Maceió, Célia Fernandes, destaca importância da caderneta. Foto: Arquivo/Ascom SMS

Segundo a coordenadora dos Programas Estratégicos da SMS, Camila Moura, o Município recebeu o primeiro lote de um total de 20 mil cadernetas – 10 mil para meninas e 10 mil para meninos – que serão distribuídas para as crianças que ainda não possuem o documento e também encaminhadas às maternidades de Maceió, para que os pequenos que venham a nascer já saiam do hospital com os primeiros registros de saúde devidamente anotados em sua caderneta.

“Essa dispensação vai obedecer a um novo fluxo e ao calendário de distribuição que elaboramos. As unidades de saúde irão fazer o levantamento das crianças que ainda não receberam a caderneta, recolher a documentação necessária com os pais e fazer a entrega às famílias”, explica Camila Moura.

Versões das cadernetas elaboras pelo Ministério da Saúde. Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS
Versões das cadernetas elaboras pelo Ministério da Saúde. Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS

Para receber o documento, os pais ou responsáveis deverão se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência e apresentar originais e cópias da certidão de nascimento da criança, do seu RG e do comprovante de residência.

“Vale salientar que a distribuição desses exemplares nas unidades deverá ser apenas para aquelas crianças que não receberam a caderneta de vacinação no nascimento. Em caso de substituição por perda e/ou extravio mediante a comprovação, ficará a critério do profissional responsável avaliar a situação”, reforça a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira.

Coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira. Foto: Arquivo/SMS
Coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira. Foto: Arquivo/SMS

Fluxo para maternidades

A coordenadora esclarece, ainda, que a dispensação das cadernetas para as maternidades de Maceió – seja contratualizada pelo SUS ou privada – também seguirá um novo protocolo. A solicitação deverá ser encaminhada através do e-mail da Coordenação (saudedacriancamaceio@gmail.com), junto com a previsão do quantitativo mensal, que será autorizado após avaliação da equipe da SMS. A dispensação também estará condicionada ao envio da tabela mensal de nascidos vivos.

Vacinação

A enfermeira Camila Peixoto, da Gerência de Imunização do município, ressalta que a Caderneta da Criança também é de fundamental importância para as equipes de vacinação, porque é o documento que comprova o registro e o calendário de aplicação das quase 20 vacinas disponibilizadas no calendário básico de imunização, aplicadas ao longo da vida do indivíduo.

Enfermeira da Gerência de Imunização da SMS, Camila Peixoto. Foto: Gabriel Moreira/ Secom Maceió
Enfermeira da Gerência de Imunização da SMS, Camila Peixoto. Foto: Gabriel Moreira/ Secom Maceió

“Tanto em relação às primeiras doses de vacina quanto no caso de algumas doenças, como o tétano, o registro da vacina estará ali para sempre. Em algum momento, poderá ser uma informação decisiva, por isso, a caderneta deve ser guardada com bastante cuidado. Além disso, a caderneta é bem completa e reúne informações e orientações importantes para o acompanhamento do desenvolvimento da criança”, ressalta.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.