Brota na Grota: Serviços de saúde são levados aos moradores do Barro Duro

Equipe de saúde multidisciplinar levou atendimento domiciliar aos moradores da comunidade

Marília Ferreira/Ascom SMS 02/03/2023 às 13:30
Brota na Grota: Serviços de saúde são levados aos moradores do Barro Duro
Programa garante assistência em saúde básica nas comunidades em situação de vulnerabilidade social. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

O maior programa de inovação e inclusão social do Brasil tem garantido assistência aos maceioenses que moram nas comunidades em situação de vulnerabilidade social. Nesta semana, o Brota na Grota marcou presença na grota da Amizade, localizada no Barro Duro, levando serviços de saúde básica aos moradores da região.

Os maceioenses que residem na comunidade contaram com visitas domiciliares de uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, nutricionistas, técnicos de enfermagem, assistente social, fisioterapeutas, técnicos de saúde bucal e veterinários. 

Durante as atividades, os profissionais desceram as grotas para realizar aferição de pressão, medição de glicemia, Índice de Massa Corporal (IMC), orientações nutricionais, atualização do cartão de vacina, triagem em saúde bucal, atendimento veterinário para os pets, com vermifugação e vacina antirrábica. 

“O Brota na Grota tem proporcionado diversos atendimentos em saúde básica nas grotas da capital. As comunidades têm recebido as nossas equipes de portas abertas porque a saúde preventiva é objetivo que a Secretaria Municipal de Saúde tem levado a essas comunidades”, afirma o coordenador do Brota na Grota pela pasta, Edvaldo Almeida.

Comunidade aprova o serviço

A líder comunitária da grota da Amizade, Rosemeire Vieira, revela a facilidade que sente ao receber os atendimentos de saúde do Brota na Grota, um serviço nunca  visto anteriormente na região.

“Só temos que agradecer à Prefeitura de Maceió por receber o programa em nossa comunidade. Pela primeira vez, estamos recebendo um projeto como esse, que é o Brota na Grota. Levar os serviços de saúde até as residências dos moradores da grota é algo maravilhoso, já que muitas pessoas não podem sair de suas casas. Mas a Saúde está trazendo esse benefício para que os moradores sejam atendidos para solucionar os problemas, orientar e direcionar os moradores da grota da Amizade”, destaca.

Moradora da grota da Amizade há 21 anos, Rita da Silva foi uma das beneficiadas com o atendimento do Brota na Grota em sua residência. Receptiva e atenta às orientações dos profissionais, ela se vacinou contra o tétano, febre amarela e Covid-19, e ainda fez aferição de pressão e glicemia. 

“Esse atendimento é maravilhoso. Os profissionais são excelentes e muito atenciosos. Só tenho o que agradecer por receber esse atendimento em minha casa, aqui eu pude me vacinar e ter as orientações que eu tanto precisava para cuidar ainda mais da minha saúde”, comenta. 

Desde o dia 30 de janeiro, a Saúde de Maceió tem levado assistência até as comunidades por meio do Brota na Grota. Até o momento, o programa já passou pelas grotas Santa Helena (Chã da Jaqueira), do Carimbão (Benedito Bentes), do Bolão (Farol) e da Amizade (Barro Duro). 

Próxima grota beneficiada

As ações acontecem de forma itinerante e com busca ativa, sendo de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, beneficiando uma comunidade a cada semana. A próxima comunidade a receber os atendimentos do programa é a grota da Cerâmica, situada no Tabuleiro do Martins.

O Brota na Grota visa atender mais de 100 grotas espalhadas pela cidade e garantir a transformação na vida dos maceioenses com ações integradas de 12 secretarias do Município. 

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.