Brota na Grota: Saúde leva serviços para a comunidade de Guaxuma

13 comunidades já foram beneficiadas pelas visitas de equipes de saúde

Nesttor Netto (estagiário) /Ascom SMS 08/05/2023 às 12:40
Brota na Grota: Saúde leva serviços para a comunidade de Guaxuma
Além das visitas domiciliares, moradores podem comparecer a tenda da saúde para receber atendimento. Foto: Jonathan Lins Secom

Nesta segunda-feira (8), equipes da Saúde que atuam no Brota na Grota, chegaram a mais uma comunidade de difícil acesso para assistir moradores com serviços de Atenção Primária.  O Brota na Grota é o maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, que acontece de forma itinerante e domiciliar. O programa já ultrapassou 25 mil atendimentos.

Na manhã de hoje, a equipe multiprofissional da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) se concentrou na Grota Alto da Boa Vista, localizada em Guaxuma, visitando moradores para fazer a avaliação socioeconômica e prestar atendimento de saúde básica para toda a comunidade local.  

Na comunidade, os profissionais estarão disponibilizando orientações clínicas, nutricionais, de fisioterapia e assistencial, além de serviços como aferição de pressão, medição de glicemia, triagem bucal, cobertura vacinal e uma atenção aos animais de estimação da localidade, com vermifugação e vacinação antirrábica. 

A última ação da Saúde no programa aconteceu na semana passada, na Grota Aldeia do Índio, promovendo 2.443 atendimentos.  Desde sua implantação, a atuação da Saúde nas grotas, atingiu 25.079 serviços realizados, em 13 comunidades diferentes.

“Essa iniciativa do prefeito JHC tem fortalecido e mobilizado a relação entre saúde e população, pois além de levar serviços da atenção básica, tem gerado conscientização e autocuidado para as pessoas. Toda comunidade visitada pelas equipes é bem receptiva e a maioria das pessoas destaca a questão da facilidade no acesso aos serviços, pois muitas não conseguem realizar alguns procedimentos simples, pela distância de suas residências em relação às unidades de saúde”, enfatiza o coordenador do Brota na Grota, Edvaldo Almeida.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.