Brota na Grota: Saúde leva atendimentos domiciliares à Chã da Jaqueira

Diversos serviços de saúde foram oferecidos aos moradores em suas residências

Nesttor Netto (estagiário)/Ascom SMS 02/02/2023 às 14:59
Brota na Grota: Saúde leva atendimentos domiciliares à Chã da Jaqueira
Maceioenses da comunidade receberam atendimento domiciliar por equipe de saúde multiprofissional. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

O Brota na Grota, maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, levou atendimentos em saúde para moradores da Grota Santa Helena (Chã da Jaqueira), nesta quinta-feira (2). Os maceioenses da comunidade contaram com visitas domiciliares de uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, nutricionistas, técnicos de enfermagem, assistente social, fisioterapeutas, técnicos de saúde bucal e veterinários do programa Saúde nas Grotas. 

Neste programa, as atividades realizadas pela Saúde de Maceió ocorrem de forma itinerante e permanecem em cada localidade por quatro dias, de segunda a quinta-feira. A inciativa tem o objetivo de assistir 100 grotas da capital.  Entre os serviços ofertados estão aferição de pressão arterial e glicemia, análise de peso, avaliação de mobilidade, atualização do cartão vacinal, além de vermifugação e vacina antirrábica para pets.  

O coordenador do Brota na Grota da SMS, Edvaldo Almeida, ressaltou que as comunidades de Maceió necessitam de uma atenção especial. “Nosso trabalho é levar dignidade e saúde básica aqueles que mais precisam. Muitos não podem se deslocar ou não possuem informações suficientes sobre os cuidados com a saúde, por isso, queremos deixar a saúde mais perto da população”, destaca.

Isabelle Galvão é nutricionista do Saúde na Grota e explica como é feito o atendimento. “Através da aferição de pressão, medição de glicemia e peso, investigamos a rotina do morador, seu histórico de saúde e hábitos, para passar orientações nutricionais com intuito de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, combater a obesidade, entre outras doenças. Chegamos aqui com alerta, acolhimento e assistência", afirma a profissional. 

Luiz Severo, 47 anos,  um dos moradores da Grota Santa Helena, atualizou o cartão de vacina com a equipe da Gerência de Imunização. Ele foi imunizado pela primeira vez contra Covid-19, atualizou o ciclo vacinal contra a Influenza e o Tétano. 

“Essa ação é importante para aproximar a saúde da nossa comunidade. Achei ótimo, pois a vacina veio até mim, achei muito prático. A Prefeitura está de parabéns”, afirma. 

Aproveitando a ocasião, os veterinários passaram orientações sobre os dois cachorrinhos de estimação de seu Luiz  e destacaram a importância da vacina antirrábica e da vermifugação dos pets. Segundo o morador, os bichinhos que se chamam Pandora e Pipoca já tinham passado pelos cuidados, da última vez que houve ação da Prefeitura de Maceió nas proximidades.

Maria Vanuza foi outra moradora que foi atendida pelo Brota nas Grotas. Ela aferiu pressão, glicemia, recebeu orientações sobre saúde bucal e onde procurar por serviços odontológicos adequados.

“É muito bom ter esses profissionais aqui. Muitas vezes não temos como ir em um atendimento médico, nem pra tirar dúvida e receber a saúde no conforto da nossa casa é muito melhor”, relata a moradora. 

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.