Brota na Grota: Saúde leva assistência para moradores de comunidades de Maceió

Entre os serviços oferecidas estão atendimento domiciliar com uma equipe multiprofissional e odontológico, levando saúde para mais perto da população

Ana Cecília da Silva / Ascom SMS 26/01/2023 às 11:28
Brota na Grota: Saúde leva assistência para moradores de comunidades de Maceió
Foto: Victor Vercant/SMS

A Prefeitura de Maceió lançou o programa Brota na Grota, maior programa de inovação e inclusão social do Brasil que vai beneficiar moradores de 100 grotas espalhadas pela capital com serviços nas mais diversas áreas, como esporte, lazer, infraestrutura e também assistência em saúde. Com três programas, o Dentista na Grota, Casa Saúde e Saúde nas Grotas, a população que vive nesses locais terá acesso à saúde e dignidade garantidos.

Um desses programas, o Saúde nas Grotas, já é realizado pelos profissionais do Saúde da Gente, maior programa de saúde itinerante do Brasil e agora se torna permanente, garantindo a assistência da população. “Nosso trabalho agora é permanente e ocorre de maneira integrada com outras secretarias, o que nos permite identificar não só as necessidades de saúde da população, mas também socioeconômicas, de limpeza urbana, entre outras, para que possamos contar com a parceria de outros órgãos quando necessário”, explica Beatriz Souza, supervisora do Saúde da Gente.

Dentro do Saúde nas Grotas serão realizadas as visitas domiciliares com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, fisioterapeutas e nutricionistas. Além disso, os moradores que necessitam de atendimentos mais complexos como exames ou consultas com especialistas já serão encaminhados por esses profissionais.

Sandra Alves é moradora do Vale do Reginaldo e esteve presente no lançamento do Brota na Grota. Ela se mostra animada com a chegada dos serviços até o local. “É muito bom, facilita o acesso da gente a muita coisa que a gente tem dificuldade por aqui. Com profissionais indo às nossas casas, com atendimento pertinho fica melhor para cuidarmos da nossa saúde”, afirma.

Outro serviço de saúde que será disponibilizado pelo Brota na Grota é o Dentista nas Grotas. Ducy Lily Farias, gerente de Saúde Bucal de Maceió explica como funciona. “Para esse atendimento vamos contar com a atuação de dentistas das unidades de saúde e agentes de saúde que vão nos ajudar a mapear as necessidades odontológicas desses locais. Estaremos com o consultório portátil, mas os casos mais complexos serão tratados em nossas referências, para que as pessoas tenham uma assistência adequada”, explica a gerente.

Dentre os serviços oferecidos pelo Dentista nas Grotas estão extração de dentes, limpeza, profilaxia (prevenção de cáries), restauração e aplicação de flúor. Também será reforçada a parte educativa, alertando sobre os cuidados preventivos contra o câncer de boca ou uso de próteses removíveis (dentaduras).

O terceiro serviço trazido pelo Brota nas Grotas é o Casa Saúde, que vai identificar profissionais de saúde na comunidade e que serão referência para o atendimento das pessoas do local. Esses profissionais farão o atendimento junto às equipes do Saúde nas Grotas.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.