Brota na Grota: Saúde já realizou mais de 4 mil atendimentos em três semanas do programa

Moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social recebem assistência domiciliar em saúde com equipe multidisciplinar

Marília Ferreira/Ascom SMS 25/02/2023 às 09:00
Brota na Grota: Saúde já realizou mais de 4 mil atendimentos em três semanas do programa
Saúde de Maceió já realizou 4.525 atendimentos pelo programa. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

O Brota na Grota, maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, está sendo mais uma iniciativa de sucesso da Prefeitura de Maceió. Desde o seu lançamento, em janeiro de 2023, o Brota na Grota visa atender mais de 100 grotas espalhadas pela cidade e garantir a transformação na vida dos maceioenses com ações integradas de 12 secretarias do Município. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é uma das pastas envolvidas no programa, que está levando diversos serviços às comunidades em situação de vulnerabilidade social. Desde o dia 30 de janeiro, a secretaria já realizou 4.525 atendimentos pelo programa, sendo 1.074 na Grota Santa Helena (Chã da Jaqueira), 1.642 na Grota do Carimbão (Benedito Bentes) e 1.809 atendimentos na Grota do Bolão (Farol).

Segundo o coordenador do Brota na Grota da SMS, Edvaldo Almeida, o programa tem proporcionado dignidade para os maceioenses que moram nas comunidades.

“A saúde preventiva tem sido o grande desafio de quem trabalha com saúde pública. Por muito tempo essas comunidades foram esquecidas pelo poder público. Mas na gestão JHC, a realidade tem sido outra. As comunidades têm recebido as nossas equipes com muita satisfação. Não estamos levando apenas serviços de saúde, mas também dignidade a quem tanto precisa”, destaca.

O próximo local a receber os serviços de saúde do Brota na Grota é a Grota da Amizade, localizada no Barro Duro. Os atendimentos estarão disponíveis aos moradores da região a partir desta segunda-feira (27) e seguem até a próxima quinta-feira, dia 2 de março.

Como acontecem os atendimentos

O Brota na Grota tem garantido assistência em saúde básica aos maceioenses que moram nas comunidades em situação de vulnerabilidade social. Nas visitas, as equipes analisam a questão socioeconômica e adequam os atendimentos às necessidades básicas dos moradores.

A equipe multiprofissional da Saúde é composta por enfermeiros, nutricionistas, técnicos de enfermagem, assistente social, fisioterapeutas, técnicos de saúde bucal e veterinários do programa Saúde nas Grotas. 

Os profissionais descem as grotas para realizar aferição de pressão, medição de glicemia, Índice de Massa Corporal (IMC), orientações nutricionais, atualização do cartão de vacina, triagem em saúde bucal, atendimento veterinário para os pets, com vermifugação e vacina antirrábica. 

As ações acontecem de forma itinerante e com busca ativa, sendo de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, beneficiando uma comunidade a cada semana.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.