Brota na Grota: Saúde inicia ações na Aldeia do Índio, no Jacintinho
Atividades iniciaram excepcionalmente na terça-feira (2), permanecendo na comunidade até o dia 5 de maio
Considerado o maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, o Brota na Grota, vem proporcionando diversos tipos de assistência para a população em vulnerabilidade social. Com o intuito de facilitar o acesso a serviços essenciais e diminuir a distância entre a gestão pública municipal e a população, a ação tem a finalidade de assegurar dignidade aos maceioenses.
No conjunto de ações do programa, a Saúde de Maceió atua com atendimentos de saúde básica nas comunidades de forma domiciliar. Com a promoção da saúde possibilitada pela Atenção Primária, os moradores das áreas distantes têm recebido orientações e atendimentos clínicos.
Excepcionalmente nesta terça-feira (2), o itinerário da Saúde iniciou suas ações na grota Aldeia do Índio, no Jacintinho, levando os serviços de atenção básica à população . A equipe multiprofissional permanecerá no local até a sexta-feira (5).
Com uma equipe multiprofissional atuante no programa, a Saúde de Maceió desenvolve um trabalho nas comunidades, atendendo aos moradores em suas residências. Além dela, outro grupo de apoio também garante um suporte a mais nesse trabalho, permanecendo em uma tenda que funciona como ponto de encontro.
Atendimentos oferecidos
Os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) são aferição de pressão arterial, triagem em saúde bucal, medição de glicemia, atualização vacinal, serviços de enfermagem, nutricionais e fisioterapia, além de orientações e assistência social.
A Saúde também atua com a oferta de consultas veterinárias para os animais de estimação nos locais, disponibilizando aplicação de vacina antirrábica e vermifugação.
Números
A iniciativa da Prefeitura de Maceió acontece de forma itinerante e chega a diversos bairros semanalmente, com o objetivo de atender ao máximo de comunidades.
A última atividade da Saúde foi realizada na grota da Moenda, na Pitanguinha, registrando 1.057 atendimentos entre os dias 24 a 27 de abril, período de permanência das equipes nos locais visitados.
Desde a implantação do programa, a frente da Saúde na já visitou 12 comunidades em situação de vulnerabilidade social e realizou 22.636 atendimentos domiciliares para moradores de regiões com difícil acesso.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.