Brota na Grota: Em três meses, Saúde realizou quase 15 mil atendimentos de atenção básica

São ofertados serviços de saúde e assistencial, ao atender a população de forma domiciliar e garantir dignidade aos usuários

Nesttor Netto (estagiário)/Ascom SMS 31/03/2023 às 12:41
Brota na Grota: Em três meses, Saúde realizou quase 15 mil atendimentos de atenção básica
Serviços de saúde bucal são oferecidos nas ações itinerantes. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

O maior programa de inovação e  inclusão  social do Brasil, o Brota na Grota, que conta com a atuação de 12 pastas municipais, já assistiu a  diversas comunidades diferentes na capital, de forma itinerante, levando serviços à população. A Secretaria de Saúde de Maceió atua no atendimento de saúde básica domiciliar para pessoas que residem em localidades com maior vulnerabilidade social.

Na quinta-feira (30), a comunidade da Coca-Cola, localizada no Tabuleiro, recebeu as ações da Saúde, registrando 1.821 atendimentos. Com o intuito de levar a iniciativa a quem mais precisa e tem dificuldades de acesso aos servços, o programa conta com busca ativa nas residências dos moradores e, através de uma avaliação socioeconômica e de saúde, o cidadão realiza procedimentos clínicos, recebe orientações e acolhimento.

Desde seu lançamento, há três meses, a secretaria vem atuando ativamente nas comunidades e já beneficiou moradores de sete grotas com quase 15 mil atendimentos de saúde básica.

A equipe multiprofissional disponibiliza serviços de aferição de pressão arterial, triagem de saúde bucal, medição de glicemia, atualização vacinal, serviços de enfermagem, nutricionais e fisioterapia, além de orientações e assistência social necessária para os casos que precisam de de encaminhamentos.

A Saúde atua com a oferta de consultas veterinárias para os animais de estimação nos locais, disponibilizando aplicação de vacina antirrábica e vermifugação.

O coordenador responsável pela atuação da saúde do Brota na Grota, Edivaldo Almeida, enfatiza o intuito da ação itinerante.

“Nosso objetivo é atender o máximo de comunidades, para levar dignidade e saúde para à população, dessa forma aproximamos, orientamos e motivamos os cuidados com a saúde pública”, ressalta.

A dona de casa Nelza Maria dos Santos, 59 anos, compartilhou sua experiência com os serviços.“Está sendo muito bom esse atendimento na nossa casa. É a primeira vez que vejo esse tipo de serviço aqui na comunidade. Eu só tenho que agradecer aos profissionais de saúde por vir até aqui e trazer essa assistência a todos nós”, comenta.

A equipe de Saúde realiza a buscas ativa para promover saúde básica e dignidade às pessoas, permanecendo por quatro dias em uma comunidade. As atividades  seguem de segunda a quintas-feira, das 9h às 16h.

Na próxima semana, a partir do dia 3 de abril, o Saúde nas Grotas estará promovendo os serviços de atenção básica na Grota do Arroz, em Cruz das Almas.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.