Bloco do Prazer celebra 31 anos com desfile solidário nas prévias do Jaraguá Folia
Para garantir o abadá, o público deve doar um quilo de alimento não perecível
O Bloco do Prazer, iniciativa da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), comemora 31 anos de história com um grande desfile, na próxima sexta-feira (6), durante as prévias carnavalescas do Jaraguá Folia.
Criado como uma estratégia de promoção da saúde, o Bloco do Prazer consolidou-se ao longo de mais de três décadas como um importante instrumento de educação, prevenção e conscientização sobre ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais, levando informação de forma acessível, leve e integrada à cultura popular.
Segundo Teresa Carvalho, técnica de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), o bloco vai além da festa. “O Bloco do Prazer é um espaço de diálogo com a população, onde a alegria do Carnaval se une à responsabilidade com a saúde. Ao longo desses 31 anos, conseguimos ampliar o acesso à informação, estimular o cuidado e fortalecer a prevenção de forma inclusiva e cidadã”, destaca.
Em 2026, o bloco reforça seu compromisso social com um propósito solidário: a arrecadação de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para garantir o abadá, o público deve doar um quilo de alimento não perecível.
Na próxima sexta-feira, a concentração do desfile será às 19h, com saída prevista para às 19h30, tendo como ponto de encontro a sede da ALICC, localizada na Avenida da Paz, nº 900, no bairro Jaraguá (em frente à Praça Marcílio Dias).
A troca dos abadás acontece nos dias 4 e 5 de fevereiro, das 8h às 16h, e no dia 6 de fevereiro, das 8h às 12h, na sede da Vigilância em Saúde de Maceió, na Rua Alexandre Passos, S/N, também no Jaraguá. A troca está condicionada a disponibilidade de camisas, quantidade limitada.
O Bloco do Prazer 2026 reafirma, mais uma vez, que é possível celebrar o Carnaval promovendo saúde, solidariedade e cidadania.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.