Atuação da Vigilância Sanitária demonstra compromisso do órgão com a saúde pública
Em quatro anos, órgão se dedicou em reforçar orientações aos empreendimentos de Maceió e promoveu a segurança alimentar dos cidadãos da capital
Atuando com orientação e educação em saúde junto aos empreendimentos da capital, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) busca eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários a fim de garantir a segurança dos cidadãos no consumo de alimentos e no uso de produtos decorrentes da prestação de serviço de diversos locais.
Com isso, o modelo de gestão implantado pela Visa, nos últimos quatro anos (2021-2024), inaugurou uma nova imagem do órgão sanitário perante a população e o setor regulado.
Neste período, a Visa realizou a apreensão de 350 toneladas de produtos estragados e com o prazo de validade expirado; interditou 195 estabelecimentos que estavam desrespeitando as normas sanitárias; concedeu cerca de 4 mil selos de qualidade “Pode Comprar Aqui” e 200 selos de “Serviço Aprovado”.
De acordo com Airton Santos, chefe especial da Visa, esse resultado demonstra o trabalho sério e comprometido com a redução dos riscos sanitários e a promoção da saúde pública dos maceioenses.
“Trabalhamos com 80 segmentos do ramo empresarial e sempre priorizamos as fiscalizações educativas. As apreensões e interdições são a última alternativa que aplicamos para garantir produtos de qualidade na mesa da população”, destaca.
Curso de Boas Práticas
Os cursos de Boas Práticas Sanitárias em Manipulação de Alimentos contemplaram mais de 60 mil pessoas, com distribuição de 800 mil panfletos educativos. A iniciativa faz parte das ações rotineiras da Vigilância Sanitária de Maceió, que busca conscientizar os diversos segmentos de alimentos sobre a importância de garantir a qualidade dos produtos comercializados. A capacitação visa assegurar a segurança alimentar da população e evitar problemas de saúde decorrentes da manipulação inadequada de alimentos.
Concessão de Alvará Sanitário
Mais um destaque do órgão desses últimos quatro anos está na célere tramitação de processos para a concessão de alvarás sanitários. Segundo o chefe especial da Visa, isso garante que os empreendimentos se adequem às exigências do órgão de forma rápida para seu funcionamento seguro.
“A agilidade na tramitação dos processos de concessão de alvará sanitário foi outro ganho muito importante para nós, porque asseguramos que os empresários possam ter seu alvará com até 24h, desde que atendendo às exigências, garantindo emprego e renda para a população”, afirmou Airton.
Disque Denúncia
O Disque Denúncia por meio do WhatsApp 24h foi mais uma iniciativa de sucesso do órgão nos últimos quatro anos. Para denunciar irregularidades, em estabelecimentos sem adequações sanitárias, e que podem causar riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.